Para pilotos do helicóptero: julho é o mês mais mortal

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A frase: “Vamos ter cuidado lá fora”, assume um significado adicional durante o mês de julho, uma vez que estatisticamente esse mês lidera o número de acidentes fatais de helicóptero, segundo United States Helicopter Safety Team (www.USHST.org).

USHST

Compilando os dados dos últimos dez anos mostra que uma média de três a quatro acidentes fatais de helicópteros civis nos Estados Unidos ocorrem durante este mês (ou 13 por cento do total). Julho também supera todos os outros meses também no número de acidentes totais, com uma média de 20 acidentes por ano.

Como mostra o gráfico, exceto nos anos 2005 e 2006, o número de acidentes fatais em julho sempre supera a média do número de acidentes fatais durante os outros 11 meses do ano. Este fato se deve, em parte, porque julho é um mês de pico de verão nos Estados Unidos, com o aumento das operações de helicóptero que ocorre nesta época.

No entanto, aproximadamente 30 por cento mais acidentes ocorrem no mês de julho em comparação com os meses quentes de junho, agosto ou setembro, e 25 por cento mais acidentes fatais ocorrem no mês de julho em relação a junho, agosto e setembro.

As razões para os acidentes fatais durante o mês de julho são variadas, mas destacam-se três fatores:

– Colisão com fios ou árvores
– Problemas mecânicos
– Mau tempo

Mais de 50 por cento dos acidentes fatais durante a última década nesse mês derivam destas três causas. Independentemente da causa, quando o mês de julho começa, os dados dizem que os pilotos de helicóptero precisam redobrar sua cautela. A preparação adequada, juntamente com uma atitude cuidadosa e prudente poderá fazer a diferença para ver todo mundo vivo e bem em 1º de agosto.

Nota do Site: Apesar da estatística ser referente aos Estados Unidos, fica a dica para os pilotos no Brasil.

Fonte: USHST, via Helihub (tradução e adaptação Piloto Policial a partir do original em inglês)

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários