Paraíba se prepara para adquirir helicóptero para a polícia

Quatro servidores do Estado foram designados, através de portaria, para constituírem uma Comissão Especial de Licitação para a aquisição de uma aeronave (helicóptero) que servirá a área de segurança do Estado.

A Comissão Especial de Licitação será integrada por Maria de Fátima Barbosa da Silveira (assessor de Controle Interno da Secretaria da Administração), José Haroldo Barbosa Pereira (auditor de Contas Públicas), Francisco Luciano Alexandre de Albuquerque (procurador do Estado), Ailton José Santos da Silva (agente de Investigação) e Rômulo Araújo Carvalho (presidente do Aeroclube da Paraíba).

O ato assinado pelo governador José Maranhão foi publicado na edição desta quarta-feira (07ABR10), do Diário Oficial do Estado. A Comissão Especial de Licitação, sob a presidência de Fátima Barbosa, terá um prazo de 120 dias para publicar o resultado. O helicóptero a ser adquirido pelo Governo do Estado terá como finalidade o patrulhamento e às necessidades de segurança pública. A aquisição da aeronave faz parte de convênio firmado entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Segurança Pública firmada em 2008.


Fonte : ClickPB


19 COMENTÁRIOS

  1. AO MESMO TEMPO QUE ME ALEGRO COM ESSA NOTÍCIA, A QUAL VERSA QUE EM 12O DIAS A LICITAÇÃO ESTARÁ TOTALMENTE SACRAMENTADA, ACHO BASTANTE ESTRANHO A AUSÊNCIA DOS PILOTOS DA PMPB NA COMISSÃO DESIGNADA PELO GOVERNADOR DA PARAÍBA.
    FAÇO VOTOS QUE TUDO TRANSCORRA DA MELHOR MANEIRA, E QUE A SOCIEDADE SAIA GENHANDO COM ISSO.
    CAP PMPE ROMILDO.

  2. A ausência de um piloto policial nesta comissão poderá levar a uma escolha equivocada da aeronave, seria interessante a participação dos reais operadores (pilotos policiais)a fim de que se faça a escolha correta para o serviço policial de resgate.

  3. RESPONDENDO AO AMIGO RAMOS DO PARANÁ COM O QUAL PARTICIPEI DO CAO 2007 NA PMSC -após um fraternal abraços e desejos de muito sucesso na aviação- o que posso dizer é que o primeiro recurso liberado pela SENASP realmente só é suficiente para aquisição de uma aeronave de pEqueno porte, entretanto, está havendo desdobramentos quanto a multimissão prometida pelo Governo Federal por ocasião do Panamericano 2007, quando a Paraíba, proporcionalmente, foi o Estado que mais enviou policiais para o Rio de Janeiro. Os Pilotos da Paraíba acreditam que a promessa será cumprida, já que, apesar de ter decorrido um bom tempo, o MajGonsalves tem demonstrado intenção e desmembrado esforços para que nossa Unidade Aconteça. Ao cap Romildo e ao Maj Ronaldo Pires, tenho que externar que acredito que nosso Comandante, Ten Cel Pontes, venha a ser ouvido, caso contrário, realmente poderá vir a ocorrer equívocos quanto a escolha da aeronave. Saudades do nosso Nordeste! Meus contatos: (83) 8824-7473, (47) 96340882, e [email protected] abraços a todos.

  4. Parabens a Policia Militar da Paraiba que ja tem Pilotos formados CABE AO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL FAZER ACONTECER com certeza apoiara todos Policiais em terra na Capital quanto no interior do ESTADO EM MISSOES POLICIAIS!

  5. Maj. Formiga, acho que não entendi corretamente. Seria possível esclarecê-la, por favor? O que quis dizer, quando mencionou que o recurso liberado pela SENASP só é suficiente para aquisição de uma aeronave de pequeno porte? O Estado da Paraíba estuda a possibilidade de iniciar suas operações com uma aeronave de médio porte, é isso!?

  6. Tanto o EC 120, quanto o MD 500 seriam excelentes aeronaves para o início de operações de qualquer Unidade Aérea. São aeronaves que apresentam excelente manobrabilidade, reduzido custo de manutenção, consomem pouco e trariam muita experiência aos pilotos e tripulantes que teriam uma aeronave para “explorar” ao máximo.

  7. Considerando que o recurso é oriundo do Convênio-SENASP nº 507/2008, informamos que a CAvSeg/SENASP estará se reunindo com representantes da Secretaria de Defesa Social e Segurança da Paraíba e com os membros da Comissão para avaliação da situação e buscar deixar todos mais tranquilos.

  8. MD 520 N sistema Notar sem rotor de cauda e mais Moderno e Potente que MD 500 sao belas aeronaves usada pelas Policias do Mundo todo! A Policia militar do Estado da Paraiba Precisa duas AERONAVES POLICIAIS no minimo ! Quando uma esta na manutençao a outra esta para Patrulhamento aereo !

  9. RESPONDENDO A AvSegPub
    13 de abril de 2010

    O que disse foi que o recurso até então liberado $R 1.000.000,00 (Um Milhão de Reais) só dá para adquirir uma aeronave (helicóptero) de pequeno porte, ou seja, um helicóptero a pistão com capacidade para 2 POB. Entretanto, acredito que vai haver complementação por parte do Governo da PB para aquisição de uma ACFT que atenda a demanda operacional do serviço aeropolicial.
    Vale salientar, como afirmou o Sr. Lautert, que uma vez ocorrendo a reunião do CAvSeg/SENASP com representantes da Secretaria de Defesa Social e Segurança da Paraíba e com os membros da Comissão, ficaremos mais tranquilos, já que nos faz crer que a aeronave multimissão (prometida desde 2007) será adquirida, e que não se comprará gato por lebre com o montante do recurso já liberado. (47) 96340882 e (83) 88247473; [email protected]

  10. A empresa de taxi aéreo Helisul (uma das maiores do Brasil)possui 2 ou 3 aerovaves da empresa texana que produz as séries do helicóptero MD. São aeronaves de péssima qualidade, tanto que a Helisul está se desfazendo delas devido ao elevado custo de manutenção. O custo supera os valores praticados pela famigerada Helibras..
    Um abraço a todos!!

  11. DISCORDO TOTALMENTE DO RAMOS SAO AERONAVES ALTA QUALIDADE VARIOS DEPARTAMENTOS DE POLICIA NOS USA E NO MUNDO USAM A LINHA MD A MC DONNEL GANHOU VARIOS PREMIOS DE SEGURANÇA E ALTA CONFIABILIDADE TANTO QUE A POLICIA MILITAR DO RGS TEM MD 500 DESDE 1990 COMPRARAM OKM PERGUNTA SE QUEREM SE DESFAZER DELE ?

  12. Major QOPM RAMOS PMPR, sua opinião deve ser respeitada assim como a de todos os demais, mas, nem por isso deve ser aceita como verdade absoluta. Assim como o nosso amigo Maurício desconfiei da informação (e isso não foi difícil, bastou ter um pouco de raciocínio lógico) e diferentemente dos demais, fui atrás da informação correta. Infelizmente, o administrador retirou os contatos das empresas representantes de emrpesas fabricantes de helicópteros. Dificultou um pouco, mas não impediu de conseguí-los. Segue o telefone da Helicentro e da Helisul para consultas, se julgar necessário.

    HELICENTRO
    11 3751.2000

    HELISUL
    Curitiba: 41 3257.3636 | Foz do Iguaçu: 45 3529.7474 | Florianópolis: 48 3338.1701 | São Paulo: 11 3767.5000 | Rio de Janeiro: 21 2511.214

    Deixo aqui uma recomendação para TODOS. Quando surgirem dúvidas, incertezas, questões não tão lógicas, sobre qualquer produto: AGUSTA, BELL, HELIBRAS ou MD entrem em contato com os seus respectivos representantes, pois eles são os elos de ligação entre nós e as empresas fabricantes (inclusive a HELIBRÁS que como é de conhecimento geral não passa de uma montadora).

    Agora, o que não podemos deixar acontecer e que, na minha opinião, tem grande possibilidade de acontecer (devido ao fato do assunto estar ligado à uma paixão coletiva e sem querer me estender muito no assunto) é deixar que informações infundadas, tendenciosas, lacônicas (no sentido de que por falta de informações causem múltiplas interpretações) contaminem um meio que está em um ritmo de desenvolvimento alucinante. A influência que uma determinada informação infundada pode causar no futuro das operações de segurança pública de uma determinada Região é avassaladora. Portanto, cabe a NÓS, envolvidos direta, ou indiretamente, na Aviação de Segurança Pública realizarmos um policiamento constante destas informações. Não pode haver possibilidade para dúvida.

    Contrapondo o comentário do Major QOPM RAMOS PMPR, que disse que as aeronaves da MD são de péssima qualidade, não foi essa a informação que recebi da Helisul de Foz do Iguaçu. Pelo contrário. Fui informado que a aeronave tem uma grande qualidade (NOTAR), apresenta características que são encontradas em poucas aeronaves no mercado mundial e que passam por manutenção assim como qualquer outra aeronave. Infelizmente, não soube me responder com precisão se o custo de manutenção era maior que o custo de manutenção de um Esquilo. E, não consegui verificar também se a aeronave estava a venda. Quem me atendeu não soube responder também se as estavam vendendo. Entretanto, devo admitir e concordar que no “mercado” tudo tem um preço, ou seja, dependendo da quantia que oferecerem, qualquer um pode levar qualquer coisa a qualquer momento. Logo, estar à venda, ou não, não quer dizer ABSOLUTAMENTE NADA.

    Volto a reforçar, mais responsabilidade quanto aos posicionamentos, senhores. Nada se mantém por muito tempo, se não estiver sobre uma base sólida, firme e devidamente segura. Uma hora, ou outra, a verdade aparece e extermina a mentira, impetuosamente!

    • Caro AvSegPub gostaria de externar meus protestos de elevada estima e distinta consideração por seus comentários excelentes e que qualificam os temas que procuramos disponibilizar no site, entretanto, digo que os links das empresas foram retirados momentaneamente por uma questão estratégica.

      Qual seja: as empresas no momento em que começarem a participar efetivamente dos debates, apresentando soluções e artigos técnicos sobre seus produtos, contribuindo para a elevação de nossa aviação, recolocaremos os links. Trabalhamos no site de forma ética e saiba que é um trabalho árduo e nos ocupa diuturnamente.

      Isso está sendo feito em prol de nossa comunidade e devemos trazer essas empresas de forma técnica e não apenas com propagandas comerciais. Aqui, como sempre digo, não há certo ou errado, há apenas a apresentação de caminhos.

      As notícias colocadas pelo pilotopolicial são, única e exclusivamante, para nos ajudar na compreensão do que vem sendo publicado na mídia, de forma que consigamos aglutinar o máximo de informações e possamos estabelecer planejamentos estratégicos em nível nacional.

      As coisas acontecem naturalmente e tenho certeza que as empresas já atentaram para essa questão, vide os materiais disponibilizados no 3o FASegPub.

      Caro AvSegPub o anonimato pode trazer uma segurança aparente, entretanto, não oferece credibilidade, pois estou conversando, debatendo com um número de “IP” e uma sigla. O Sr tem muito mais para nos oferecer.

      Esse site é administrado somente por duas pessoas e que também pertencem a essa aviação. Temos recebido muita ajuda e colaboração de todos, precisamos construir um Novo Horizonte. A colaboração sem bandeiras é um objetivo.

      GOSTARIA MUITO DE PODER PUBLICAR ARTIGOS SEUS.

      Espero que tenha compreendido.

      Eduardo alexandre Beni
      Administrador do site PilotoPolicial

  13. Acho que a opiniao emitida pelo Ramos é bastante pertinente. Não tenho uma opinião tão radical quanto a dele, mas acho que o MD não é ainda uma aeronave confiável para a atividade de seguranca publica.
    Afirmo que a Helisul está realmente se tentando se desfazer dos MDs que ela possui em Foz do Iguaçu. O único motivo que a Helisul começou a operar com os MDs foi a tentativa de homologar um heliponto dentro do parque Nacional nas Cataratas do Rio Iguaçu em Foz do Iguaçu-PR, existe uma exigencia ambiental quanto ao nível de ruídos emitidos por uma aeronave, e o sistema NOTAR atende perfeitamente os requisitos. Mas até hoje o Heliponto não foi homologado.
    Os custos de manutenção são bastante altos das aeronaves MD, acho que nenhuma força de seguranca pública deve iniciar a operação com essas aeronaves.
    Infelizmente ou “felizmente” a melhor aeronave para segurança publica (multimissão) em operação no Brasil é o HB 350 B2.

  14. O MD E MD 500 MD 600 N E UMA EXCELENTE AERONAVE MUITO USADA PELAS POLICIAS NORTE AMERICANA CANADA JAPAO EUROPA MEXICO ARGENTINA E CHILE ! CLARO NO BRASIL TUDO E SUPER FATURADO ATRAVESSADORES E IMPOSTOS RIDICULOS SE TORNA MUITO CARO ! BOTAR CULPA NA MD MC DONNELL DOUGLAS HELICOPTER E ATESTADO DE DESCONHECIMENTO NA AVIAÇAO POLICIAL DE SEGURANÇA PUBLICA POVO BRASILEIRO LEIAM MAIS E ESTUDEM MAIS POR FAVOR ! APRENDAM A VOTAR !

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