Paraná terá mais um helicóptero EC130 para ações policiais e de resgate

O Paraná passa a ter mais uma aeronave para ajudar no combate à violência e no socorro a vítimas de desastres naturais. A máquina é a primeira no Brasil fabricada e montada especificamente para ações de resgate e missões policiais. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, o helicóptero será usado em uma das cinco bases operacionais para ações de socorro, resgate, polícia e fiscalização anunciadas pelo governador Beto Richa durante o lançamento do programa Paraná Seguro, que traça diretrizes para melhorar a segurança dos paranaenses.

Segundo Almeida Cesar – que esteve no Rio de Janeiro na segunda-feira (22) para conhecer o helicóptero –, a aeronave será utilizada pelo Grupamento Aeropolicial–Resgate Aéreo (Graer), subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. Está em estudo a localização das bases operacionais, que serão distribuídas no território paranaense.

Modelo EC130, o helicóptero foi fabricado pela empresa brasileira Helibras e está exposto na 11ª Feira Internacional de Tecnologia e Produtos para Segurança Pública, no Rio de Janeiro, e chegará ao Paraná nos próximos dias. “O ingresso deste novo equipamento na estrutura da nova viação operacional da Secretaria Pública será de grande valia para o trabalho que vamos fazer no Estado, considerando que será utilizado em missões de socorro, resgate, salvamento, fiscalização e policiamento”, diz Almeida Cesar.

PIONEIRISMO – O presidente da Helibras, Eduardo Marson Ferreira, destacou o pioneirismo do Estado ao adquirir uma aeronave específica para os trabalhos policiais e de resgate. Também estavam presentes na apresentação do helicóptero o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta; o subcomandante-geral da PM, coronel Júlio Ozga Nóbrega; e o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Hércules William Donadelo.

De acordo com o comandante do Grupamento Aeropolicial–Resgate Aéreo, Orlando Artur da Costa, o processo de compra começou em 2009 e a licitação foi concluída em maio do ano passado, com pregão presencial. O valor pago pela aeronave foi de R$ 6,935 milhões.

MINISTÉRIO – O secretário também participa, no Rio de Janeiro, da 40ª Reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada pelo Ministério da Justiça e com a participação da ministra da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki.

Segundo Almeida Cesar, estão sendo apresentadas propostas de lei para garantir mais segurança nos Estados que fazem fronteira com outros países. O próximo encontro será realizado em Foz do Iguaçu, daqui a dois meses.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná.


Designer da pintura do novo EC130 B4

O segundo helicóptero EC 130 B4 do Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo da Polícia Militar do Estado do Paraná estava pintado com a camuflagem proposta pelo jornalista e designer gráfico Alexandre Galante, editor chefe da revista Forças de Defesa e dos sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres.

Após analisar alguns rascunhos recebidos do GRAER/PR e foi realizado um estudo de camuflagens, culminando em 3 propostas de pintura (abaixo), que foram enviadas para aprovação.

Depois de aprovada a proposta pelo alto escalão, com pequenas alterações, o pessoal da Helibras teve um grande trabalho para pintar a aeronave, mas ficou perfeita. A nova pintura, criada com o objetivo de tornar menos visível a aeronave em diversas situações em que irá operar, conseguiu um agradável efeito contrário no ambiente da feira: atraiu a atenção de todos os visitantes!

Galante recebeu os cumprimentos de militares do GRAER e foi convidado pelo Comandante Geral da PM do Paraná, Coronel Marcos Teodoro Scheremeta, a visitar o Grupamento Aeropolicial no recebimento da nova aeronave.

A próxima edição (número 3) da revista Forças de Defesa trará um “making of” completo de como a camuflagem foi idealizada, além de uma matéria sobre o recebimento da nova aeronave.


Fonte: Poder Aéreo


7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Estado do Paraná
    Parabéns a Polícia Militar do Paraná
    Parabéns ao nosso GRAER.
    Realmente ficou muito bonita nossa nova “máquina”.
    O Paraná ficará mais protegido.
    Que toda a equipe; Pilotos, MECÂNICOS, Tripulantes Operacionais e Equipe Administrativa, façam bom uso do equipamento, para continuarmos a cuidar da Família Paranaense.

    Kleverson Pellizzari – Soldado PMPR
    Mecânico de Aeronaves
    Escola de Especialistas da Aeronáutica
    “VOAR E FAZER VOAR …”

  2. É extremamente gratificante tomar conhecimento de tão importente aquisição como esta, do Helicóptero EC130 que, sem dúvidas, será mais um braço de nossa honrada Policia Militar do Estado do Paraná, auxíliando e combatendo à violência e no socorro a vítimas de desastres naturais. Parabéns ao GRAER e à todos que se empenharam para que esta aquisição se tornasse realidade.
    Atenciosamente, Walter de Moura Vogt – Vice-Presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública – CONSEP, de São João Nepomuceno-MG

  3. Parabéns ao GRAER do Paraná pela lutada conquista. Enfim, mais um filho nasceu na Aviação de Segurança Pùblica do Brasil. Agradeço o empenho do TC Artur e do Maj Pucci, tb o Maj Adonis, pela luta diária, onde ombreados com o CONAV conquistaram este sonho. O primeiro B4 de Segurança Pública foi entregue e esperamos que seja um sucesso nas diversas missões do GRAER-PR.

    Parabéns a todos

    TC Gonçalves
    CONAV – Presidente

  4. A VIDA DE UM GRUPAMENTO AÉREO SE PERPETUA COM O CRESCIMENTO E RENOVAÇÃO DE SUA FROTA E DE SEU PLANTEL, ALIADA AO FATO DE QUE SÓ EXISTIMOS PARA SERVIR AO PRÓXIMO.
    POR ISSO, SINTO UMA IMENSA E PROFUNDA ALEGRIA QUANDO LEIO NOTÍCIAS COMO ESTA, A QUAL MOSTRA MAIS UMA VITÓRIA DOS CÓ-IRMÃOS DO GRAER/PR E DO POVO DO PARANÁ DE UM MODO GERAL.
    QUE DEUS CONTINUE A ILUMINAR VOSSOS VOOS !!!
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  5. Ainda que as aeronaves AS 350 e suas variações estejam estabelecidas em todo mundo no seguimento de segurança pública e defesa civil , devemos buscar variações de equipamentos como forma de agregar qualidade ao serviço aéreo, uma vez que desempenhamos missões distintas entre si.Parabéns a Polícia Militar do Estado do Paraná que inova as operações com esta aeronave EC 130 B4.

  6. hoje tive o grato prazer de ver essa aeronave sobrevoando os ares de nossa querida foz do iguaçu,o gov. do estado esta de parabéns por essa aquisição que com certeza trara benefícios a nossa população!!!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

cinco × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários