Inspetor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) atestou a capacidade técnica dos Delegados Pilotos da PCGO Osvalmir Carrasco e Bruno Rosa, do Major Hofmann Gomes Rodrigues do CBMGO e do Major Ricardo Alves Mendes da PMGO. Todos foram aprovados e formam a primeira equipe de comandantes de Koala (AW119) do estado. Como todos são instrutores de voo ajudarão a formar as próximas tripulações da SSPGO.
Em voos realizados no último sábado, dia 23 de Julho, o inspetor de Aviação Civil, ÉLSIO MADRUGA, verificou a proficiência técnica dos Pilotos da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, através de manobras e procedimentos operacionais, como determina a legislação aeronáutica brasileira, para ao final, declará-los aptos a comandar o referido helicóptero, expedindo a habilitação de tipo.
O sentimento é de realização e alegria, diz Osvalmir Carrasco, Coordenador da Unidade de Apoio Aeropolicial, pois é a conclusão de um trabalho iniciado em 2006, quando helicópteros foram alugados pelo Governo de Goiás.
Agora, a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros dispõe de um helicóptero cada, adquiridos pelo Governo de Goiás em parceria com o Governo Federal, extremamente modernos, e que irão apoiar as operações em todo o estado através de tripulações treinadas com servidores dos quadros respectivos.
Na Polícia Civil, ao todo, são três Delegados Pilotos, quatro Agentes tripulantes operacionais e um escrivão como técnico em manutenção aeronáutica, incluindo-se mais dois Delegados em curso de Piloto Privado de Helicópteros.
Informa Carrasco que a PCGO buscou qualificar seus servidores através de cursos e estágios em outras unidades aéreas, visando a atual conquista de possuir Unidade Aérea com pessoal completamente capacitado para operar o Koala, codinome ESCORPIÃO, de forma autônoma e segura, satisfazendo completamente os requisitos exigidos pela legislação aeronáutica brasileira.
O Maj Hofmann é o primeiro comandante de helicóptero do CBMGO, é Piloto Comercial de Helicópteros, Instrutor de Voo de helicópteros e possui também habilitação em outros helicópteros (Robinson 44, Schweizer, Bell Long Ranger e Esquilo)
Fez parte da força tarefa do IBAMA e da FORÇA NACIONAL, tendo voado em diversos estados da Federação. Possui também curso de segurança de voo no CENIPA e curso prático de emergência de voo.
O Corpo de Bombeiros Militar, após enquete, definiu o nome do seu helicóptero. O nome mais votado pelos internautas foi “BRASA” e será o designativo do Koala do CBMGO.
No próximo mês será licitado e contratado o seguro aeronáutico pela SSPGO, fato que autorizará o início das operações com os novos helicópteros.