Distrito Federal – Nos dias 06, 07 e 08 de outubro, na Sede Operacional do Aeroclube de Brasília, localizado no Aeroporto Brigadeiro Araripe Macedo, Luziânia-GO, aconteceu instrução de habilitação de 10 (dez) pilotos do Comando de Policiamento Aéreo (CPAer) da Policia Militar do Distrito Federal. O objetivo foi capacitá-los no lançamento de paraquedistas em avião e em helicóptero da Polícia Militar, de maneira técnica e segura.
Participaram da capacitação dos pilotos, os instrutores de paraquedismo, Coronel de Exército Henrique Cesar Cals Theophilo, Comandante Lucas Nepomuceno Neves e Pedro Edson Ferreira, presidente da Associação de Paraquedismo.
Eles vieram de Fortaleza (CE) e possuem larga experiência nessa atividade. Ministraram instruções práticas e teóricas a respeito de condutas e procedimentos necessários para o treinamento. Participou também o instrutor Márcio de Araújo Resende, Policial Civil do Distrito Federal, que é piloto de helicóptero.
Márcio instruiu os pilotos, tanto como lançador de paraquedista, como checador de pilotos lançadores em helicóptero. Participaram também do treinamento policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PMDF.
Não é de hoje que o avião e o helicóptero da PMDF são utilizados para saltos de paraquedistas na Corporação. O CPAer realiza missões policiais, missões de inteligência, transporte de material e de pessoal, missões aeromédicas, instruções de tripulação, dentre outras.
Para o Comandante do CPAer, Coronel PM Renato de Castro Costa, a importância dessa formação, principalmente nos órgãos policiais brasileiros, advêm da necessidade do policial ser inserido em determinadas regiões onde há dificuldade de acesso e pela importância da capacitação do militar e do piloto para atividades operacionais especiais.