São Paulo – Durante os dias 28 e 30/09, equipe da Base de Aviação (BAvPM) da Polícia Militar, com sede em Praia Grande, participou de forma inédita de Exercício Técnico de Içamento na Água realizado Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Santos (BAST).

A BAvPM é uma subunidade do Comando de Aviação da PM, responsável pelas operações no Litoral Sul de São Paulo. Pilotos e operadores aerotáticos da PM acompanharam o treinamento realizado pelo Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR) da FAB.

Os policiais militares participaram como observadores e tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer melhor as técnicas de salvamento e de resgate realizadas pela FAB. Como a BAvPM opera no litoral de São Paulo, especialmente em operações de salvamento na água, puderam observar os equipamentos especiais utilizados pelos militares da FAB.

A ideia foi saber se além das técnicas, esses equipamentos podem de alguma forma melhorar as operações de salvamento realizadas pela PM no litoral. O objetivo foi treinar a pronta-resposta em casos de acionamento para resgate em meio aquático e essa integração foi importante inclusive para saber a forma que os militares operam, trazendo benefícios para a interoperatividade.

O treinamento ocorreu no Canal do Estuário de Santos-Guarujá, através de içamentos com equipamento guincho do helicóptero H-60L Black Hawk. Militares da FAB participaram da instrução, contemplando pilotos, operadores de equipamentos especiais e homens de resgate, além dos militares que atuam como vítimas, possibilitando uma condição mais próxima do real.

Durante o Exercício, antes e depois das práticas de resgate, inclusive com uso de maca, foram realizadas reuniões para aprimoramento do conhecimento. Após o exercício, o Comandante da BAvPM, Major PM Alexandre Gallo Rodrigues, entregou ao Major Aviador Tiago Gomes de Sales do 2°/10º GAV o livro comemorativo alusivo aos 15 anos da Base de Aviação de Praia Grande. Ao Cap Rocha do PARA-SAR foi entregue um patch dos 15 anos da Base.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

um × 3 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários