- Anúncio -

Minas Gerais – O emprego bem sucedido de drones em atividades comerciais e militares ao redor do mundo levou a Polícia Militar de Minas Gerais a estudar o potencial do uso destes equipamentos em suas atividades, na expectativa de que o uso da tecnologia pudesse trazer economia de recursos e aumento da efetividade de suas ações.

Após estudos de viabilidade de implantação e do uso experimental pelo Comando de Aviação da PM realizados ao longo de 2017 e 2018, a instituição regulou a atividade por meio de instrução interna e agora inicia um movimento de implementação desta inovação em suas unidades do interior e da capital mineira para auxílio às suas atividades operacionais.

Os drones serão usados para captar imagens de indivíduos suspeitos em locais públicos, para proteger os policiais em atividades de risco, para manter a paz e garantir a segurança dos mineiros.

Um dos princípios adotados para que a inclusão deste novo serviço seja realizada com segurança é a criteriosa capacitação dos pilotos remotos que são treinados por instrutores do Comando de Aviação da PMMG, unidade que há 30 anos opera aviões e helicópteros para servir e proteger o povo de Minas.

O curso promovido pelo Comando de Aviação está em sua quinta edição e já capacitou 45 militares em todo o Estado. Ele se destina a formar pilotos da PMMG para a condução segura e efetiva dos drones em missões de segurança pública e defesa civil.

O curso inicia na segunda-feira (18) e terá duração de 5 dias com aulas de teoria de voo, meteorologia, conhecimentos técnicos, legislação, normas internas, segurança de voo e avaliação do risco operacional, além de aulas práticas de voo e estágio em operações reais. Todos os alunos já realizaram com sucesso um módulo de ensino à distância com duração de duas semanas.

Participam do curso 38 policiais militares de todas os Batalhões da Capital, e, após se formarem, atuarão como pilotos remotos no Carnaval 2019, utilizando os equipamentos para aumentar o campo de visão do policiamento e assim contribuir na proteção dos foliões e de seu patrimônio. Além deles participam do curso militares do Exército Brasileiro e servidores do IBAMA.

Ao longo de 2019, a PM de Minas planeja capacitar outros 100 policiais militares, distribuídos em 7 turmas para pilotar este novo tipo de aeronave.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários