Polícia australiana quer helicópteros mais rápidos

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A polícia australiana, mais especificamente do estado da Austrália Ocidental (WA), está considerando comprar helicópteros mais “ágeis e manobráveis” para melhor servir perseguições de alta velocidade. 

A Polícia Air Wing poderia ser melhor aproveitada em missões de perseguição. Foto: ROB REYNOLDS

A ideia surgiu quando a polícia começou a considerar a substituição do antigo bimotor Kawasaki BK117, conhecido como PolAIR 61. Comprado em 1990 e famoso por ser “os olhos no céu”, o helicóptero chega perto do fim de sua vida.

O comissário de polícia Karl O’Callaghan disse que um outro helicóptero, o Eurocopter Dauphin, comprado em 2011, seria mantido, mas que era mais adequado para operações especiais, como missões de resgate.

O helicóptero Dauphin possuialta tecnologia, mas não é suficientemente ágil. Pic Ben Crabtree/The West Australian.

“Ao considerar a substituição do BK antigo, precisamos avaliar em que situações queremos usá-lo,” disse ele.

“Se você tem um helicóptero grande, mas de decolagem lenta, como o Dauphin, fica difícil fazer manobras e sua manutenção é cara, então, às vezes, é melhor ter dois helicópteros menores, com maior manobrabilidade, o que pode nos ajudar em perseguições de alta velocidade, buscas, entre outras tarefas do tipo.”

A Polícia de WA também tem revisado sua política de perseguição nos últimos meses, depois que várias delas terminaram em acidentes onde pessoas inocentes  ficaram feridas ou imóveis foram significativamente danificados.

Helicópteros menores são usados amplamente nos EUA para a busca aérea de criminosos, especialmente quando perseguidos em áreas com edifícios e ao longo das principais estradas.

Inspetor Peter Scott com um helicóptero da polícia no hangar da Police Air Wing em Jandakot, WA, Austrália, em 2012. Foto: Ian Munro, The West Australian

O’Callaghan disse que esta forma de buscar uma pessoa que recusa parar ao ser abordada pela polícia, por exemplo, é preferível, caso contrário o motorista pode dirigir perigosamente na tentativa impedir sua detenção.

“O que você precisa, então, é de algo ágil, que possa decolar e movimentar-se com facilidade e que possa ser mantido de forma razoavelmente econômica, se comparado a helicópteros grandes. Portanto, vamos definitivamente considerar esse tipo de helicóptero nos próximos 12 meses,” disse ele.

Fonte: Yahoo Australia/ Reportagem: Grant Wynne

 

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários