Santa Catarina – Sabe o helicóptero da Polícia Civil, que geralmente vemos em ocorrências policiais ou em resgates aeromédicos? Nesta sexta-feira (22), o SAER-Fron participou de uma missão diferente: o projeto “PEQUENOS HERÓIS”. Com o objetivo de aproximar a Polícia da comunidade, o helicóptero e viaturas da Policia Civil chegaram na Escola Parque Cidadã Leonel de Moura Brisola na área leste da cidade. Os alunos puderam ver de perto a aeronave, tirar fotos, conversar com os policias e conhecer mais sobre o trabalho que eles realizam.
A atividade foi realizada pela Polícia Civil, por meio do Serviço Aeropolicial de Fronteira, SAER-Fron e da Delegacia Regional, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, a Ordem Demolay e Grupo de Motociclistas Bodes do Asfalto. Durante a atividade foi realizada uma ação de apresentação do SAER-Fron, a entrega de livros, brinquedos e material informativo, além da visitação dos alunos ao helicóptero do SAER-Fron.
De acordo com o Delegado Albert Silveira, Piloto e Coordenador do SAER, o objetivo do evento é aproximar a Policia Civil da comunidade, a fim de desmistificar, principalmente no público infantil, o trabalho realizado pela Polícia Civil.
O Delegado conta que, quando divulgamos a ideia de buscar essa aproximação com a comunidade, ganhamos a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Sociedade Organizada, e então o projeto recebeu o nome de “PEQUENOS HERÓIS”, como uma oportunidade de conscientização das crianças de que todos, ao fazer o bem, tornam-se heróis da vida real.
“O programa atende regiões onde a policia é bastante atuante na repressão, sendo necessárias também ações sociais nestas comunidades”, comentou.
Para o delegado regional de Polícia Civil de Chapecó, Ricardo Newton Casagrande, que também esteve presente no evento com Policiais Civis que atuam em Chapecó, é importante estar próximo da comunidade para que ela conheça e saiba o trabalho que é realizado. “A aproximação da Polícia com a comunidade é importante para mostrar o papel social que é desenvolvido em Chapecó e na região”, disse.
De acordo com Jaqueline Bonamigo, coordenadora da Educação Infantil na Secretaria de Educação de Chapecó, o projeto iniciou através de uma ideia do SAER. A equipe da Secretaria entraria com o suporte didático e pedagógico para esse atendimento do SAER para com as escolas e alunos.
“Os profissionais buscam o conhecimento e a ideia para que o atendimento as crianças seja realizado de forma mais lúdica”, comentou. Agora, segundo ela, a ideia é que as crianças vejam e conheçam o trabalho realizado pela Polícia na sociedade para desmistificar falas que as vezes é deturpado do trabalho. “O projeto Pequenos Heróis quer mostrar que as crianças podem se tornar um policial, ou um profissional de socorro, enfim, um herói de verdade. A ideia é levar ainda mais crianças para conhecer o trabalho realizado, em outras escolas”, explicou.
Criado em 2004, o SAER teve seu serviço ampliado em 2014 com a instalação da base com sede em Chapecó para atendimento nos 86 municípios da área de fronteira em Santa Catarina. Ampliando parcerias para melhorar o atendimento, em 2015, a Polícia Civil, firmou convênio coma a Prefeitura de Chapecó e criou-se o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA), com uma equipe de profissionais de saúde formada por médicos e enfermeiros que também estiveram presentes no evento.