Polícia de Kansas City, EUA, adquiri novos helicópteros para substituir sua antiga frota

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A polícia de Kansas City voava helicópteros sem equipamentos de visão noturna. Eles não podiam usar óculos de visão noturna, porque as luzes acesas dos instrumentos, dentro das cabines dos helicópteros de 40 anos de idade, poderia cegá-los.

“Nós costumávamos chamá-lo de vôo sem recursos,” disse o piloto Dan Meyer. Mas os três novos helicópteros prata e azul do departamento, apresentados durante uma cerimônia na sexta-feira, podem se vangloriar de ter visão noturna compatível com iluminação e tecnologia enormemente melhorada, que ajudará na segurança dos policiais e melhor rastreará bandidos quando em voo, disse a polícia.

Os três helicópteros MD 500 E custaram cerca de US $ 8,6 milhões, pagos principalmente com o dinheiro do imposto “quarter cent”de vendas, revertidos para segurança pública. Fundos de apreensão e uma verba federal pagaram um helicóptero.

Cerca de metade do custo total é para equipamentos de combate ao crime, incluindo uma câmera de infravermelho ultra moderna, um farol de busca de alta potência, um “sistema de mapa em movimento” que cobre ruas e endereços, sobrepostos a imagens da câmera, e um sistema de captação de vídeo ao vivo, que pode ser enviado para comandantes da polícia ou policiais no solo.

“Nós estamos vindo do equipamento da era do Vietnã para a tecnologia moderna”, disse Meyer, um dos oito pilotos do departamento. “Nossos helicópteros antigos não conseguiriam levar nem o peso dos novos equipamentos adquiridos.”

Os helicópteros antigos tinham que compartilhar equipamentos – uma câmera para uso diurno, uma câmera infravermelha e um farol de busca – que precisavam ser transferidos de helicóptero para helicóptero em um processo que levava cerca de 30 minutos.

Segundo a polícia, cada novo helicóptero terá suas próprias câmeras e faróis de busca e os equipamentos de ponta:

• As novas câmeras infravermelhas possuem uma melhor resolução, que pode diferenciar o calor do asfalto quente do calor emitido por um corpo humano. O sistema antigo exibia um monte de misturas de imagens,”bleedover”, emitidas das ondas de calor, quando tudo à vista estava quente.

• As câmeras diurnas novas também operam no escuro com luz ambiente, oferecendo aos pilotos de helicóptero a capacidade de ver números das placas dos veículos e outros detalhes à noite que eles não podiam ver com o equipamento antigo.

• O novo farol de busca cria uma imagem mais brilhante, mais limpa e sem a mancha escura ao centro do facho, quando operavam o farol antigo. Ele também contém um filtro infravermelho, que permitem que os pilotos possam iluminar as pessoas, sem que eles saibam disso. A luz parece escura ao olho nu, mas é branca e clara para oficiais táticos usando óculos de visão noturna.

• O novo sistema de mapeamento, que sobrepõe imagens da câmera, está sendo apontado como uma grande melhoria. Anteriormente, os policiais tinham que desligar a imagem da câmera e mudar para uma configuração diferente para ver um mapa de rua.

“Todos esses sistemas (novos) são integrados”, disse Meyer.

E o novo sistema de mapeamento mostra endereços exatos de prédios e casas. “Agora podemos ter um número de identificação da casa em vez de dizer aos oficiais:” É a sexta casa, no lado sul da Rua 69.” disse Meyer. “Nós somos capazes de fornecer uma melhor informação aos agentes no chão. Ele exclui o sistema de suposição. ”

Os rádios dos pilotos também foram melhorados, permitindo-lhes falar com a polícia de qualquer outra agência, o que não era possível antes.

Os novos helicópteros possuem cinco pás do rotor ao invés de quatro para aumentar a sustentação e a manobrabilidade.

Os helicópteros são mais fortes e mais rápidos do que os antigos, mas que também significa “que é mais fácil entrar em apuros”, disse Meyer.

Vai demorar algumas semanas para que os pilotos se acostumem com todas as melhorias. É por isso que a unidade de helicópteros permanecerá fechada por várias semanas enquanto os pilotos treinam com o novo equipamento.

Os pilotos também estão praticando os procedimentos de emergência para o apagamento de motor , já que a auto-rotação de um helicóptero com cinco pás é diferente daquela realizada em um helicóptero antigo de quatro pás, disse Meyer.

– Kansas City foi um dos primeiros departamentos do país a iniciar patrulhas no ar em 1967 com três helicópteros Hughes 300 B. Clarence Kelley, chefe de polícia na época, supostamente não gostou de seu vôo de teste, mas logo reconheceu o valor de ter policiais no céu, disse Dale Christman, um vendedor de helicóptero da MD Helicopters, que participou da cerimônia de boas-vindas no hangar da polícia, na sexta-feira.

O departamento usou esses helicópteros de pistão por quase três décadas, quando começou a transição para turbinas em 1995, tendo três helicópteros de superavit militares OH-6A que foram construídos em 1968 ou 1969.

Mecânicos policiais trabalharam duro para manter no ar os velhos pássaros da era do Vietnã nos últimos anos, por vezes dirigindo-se de carro a lugares de todo o país para encontrar peças de reposição, disse o presidente-adjunto Jerry Gallagher. O departamento estava tentando encontrar o dinheiro para substituir a frota envelhecida por pelo menos 10 anos.

“Helicópteros chegaram ao resgate há muitos anos”, disse Gallagher. “Somos abençoados por estar recebendo estes.

Tradução: W.Pimenta – DOA/DPRF – Brasília/DF

Fonte: Aviação PRF e Kansas City

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