- Anúncio -

Piauí – O governador do Piauí, Rafael Fonteles, entregou nesta terça-feira (19), um helicóptero, viaturas e equipamentos para as Polícias Civil e Militar. Ao lado do diretor-executivo Alberto Raposo Neto, representando o Ministério da Justiça, foram entregues também viaturas para a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A solenidade foi realizada no Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional (Cefap) da Polícia Militar do Piauí. A principal entrega do evento foi o helicóptero modelo Colibri EC 120B, ano 2002, doado pela PRF ao Governo do Estado.

A aeronave será operada pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer) da Polícia Militar e ficará instalada na nova base do policiamento aéreo, que será implantada no início de 2024 em Parnaíba, e cobrirá toda a região litorânea.

Rafael destacou a importância do policiamento aéreo e suas muitas utilidades. “Teremos esse [helicóptero] em Parnaíba, temos dois em Teresina, que atendem também a região de Picos, e teremos um quarto [helicóptero] para a região do cerrado piauiense, o que vai melhorar bastante o trabalho das forças de segurança, inclusive do Corpo de Bombeiros, ajudando em eventuais incêndios”, afirmou o governador.

Os investimentos na Segurança Pública do Piauí com a aquisição de novas viaturas, totalizam quase R$ 29 milhões. O helicóptero doado pelo Ministério da Justiça contou com o apoio da senadora piauiense Jussara Lima. Esse modelo de aeronave teve sua fabricação descontinuada pela Airbus em 2017, após cerca de 700 exemplares produzidos.

Atualmente, a fabricante possui programa HCare Classics para modernização da aviônica, em uma abordagem colaborativa. O objetivo é substituir por uma aviônica Garmin nova, que não tenha problemas de desatualização. Os clientes participam do financiamento do desenvolvimento e aprovação da nova aviônica para o H120.

- Anúncio -