Polícia Nacional do Paraguai acerta últimos detalhes para operação de seus helicópteros

Em um hangar do aeroporto Silvio Petirossi, dois técnicos espanhóis e um argentino, supervisionados pelo comissário espanhol José María Cervera, estão prestes a concluir a montagem do primeiro helicóptero da polícia que chegou ao Paraguai em 18/04/2010.

A aeronave é um Robinson 44 Police. Este tipo de modelo é usado na Espanha, na cidade de Nova York e na Califórnia. Em poucos dias, será capaz de fazer suas primeiras missões.

O Comissário Cervera disse que um questão operacional, o helicóptero terá capacidade para três policiais: o piloto, copiloto e um técnico.

Os três helicópteros estão modernamente equipados. Eles têm o Trackingm que é um tipo de laser para rastrear veículos; O sistema Flack, que permite ver objetos em uma tela, tanto de dia como de noite, e um tipo de refletor de luz especial, que não causa sombras.

Além disso, tudo que for filmado será transmitido ao vivo a um banco de dados central, para um melhor processamento dos dados. A máquina tem também uma sirene e alto-falante, que são normalmente utilizados em áreas povoadas.

Cervera afirmou que os helicópteros serão utilizados para coordenação, monitoramento e informações e não serão utilizados para ataque, por isso não carregam armas. Ele acrescentou que como a aeronave é pequena não causa poluição sonora.

O aparelho pode voar para qualquer parte do Paraguai, e se for necessário, pode ser usado para busca de membros do Exército do Povo Paraguaio (EPP), nos departamentos de Concepción e do Chaco.

A máquina tem uma autonomia de vôo de três horas. Consome um litro de gasolina de aviação por minuto. De acordo com Cervera, este é um dos mais seguros helicópteros do mundo. O Robinson 44 Police está em operação há cerca de 12 anos e nesse tempo só sofreu três acidentes.

Os três helicópteros Robinson 44 não serão conduzidos por qualquer policial. Segundo o Comissário Cervera estão em formação teórica e prática 15 policiais, dos quais três são mulheres.

Quando não estiverem voando, as três aeronaves permanecerão nas instalações da Polícia de Operações Especiais (FOPE). No local, dois hangares serão instalados: um para a manutenção e o outro para hangaragem.

Segundo o espanhol, este fim de semana estará em operação a primeira aeronave. As peças dos outros dois viajam para o Paraguai em um barco de Buenos Aires. Segundo o planejamento, a polícia pretende começar a utilizar os três helicópteros em julho deste ano. Este é um sonho concretizado depois de muitos anos.


Fonte: Digital ABC por Víctor Cáceres Encina


1 COMENTÁRIO

  1. Parabens a POlicia Nacional do Paraguay. O Governo Brasileiro esta a disposicao para auxiliar na estruturacao desse novo campo de atuacao da policia paraguaia e co-irma no MErcosul.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quinze − catorze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários