Policiamento de Divisa com Emprego de Aeronave Leve Esportiva

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

CELSO GONÇALVES BORGES
PEDRO CASTELÕES DE ARAÚJO JÚNIOR

Artigo Científico apresentado como exigência parcial para a obtenção do Curso Superior de Polícia à Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás, atendendo exigência do currículo do curso (CSP/2012).

Resumo

O índice de criminalidade nas regiões de divisa está aumentando e com ele, as atividades do crime organizado, sendo necessários investimentos em tecnologia de policiamento ostensivo e velado. O patrulhamento aéreo seria uma ótima opção pela visão privilegiada de movimentação suspeita em terra com possibilidades de acompanhamento, monitoramento, intervenção rápida em regiões de difícil acesso e produção de provas com emprego de tecnologia.

O patrulhamento aéreo preventivo realizado com helicópteros é eficiente nas missões que tem como objetivo reduzir os
índices criminais, porém o seu custo operacional é significativo, o tempo disponível para voo é reduzido e necessita ser cuidadosamente racionalizado.

Assim sendo, a grande importância desta pesquisa é demonstrar a possibilidade do emprego de aeronaves leves esportivas no patrulhamento de divisas, considerando seu baixo custo operacional, facilidades de manobras em decolagem e pouso e habilitação de pilotos a fim de contribuir para o fortalecimento das ações policiais com auxilio de tecnologia.

A metodologia do trabalho compreende um estudo sobre projeto inovador de apoio ao policiamento de divisa com o emprego de aeronave leve esportiva considerando seu baixo custo de aquisição, consumo e manutenção, baseado em coleta de dados, entrevistas e análise documental.

A pesquisa aponta para uma nova visão de patrulhamento de divisas com o uso de aeronaves cuja logística, além de simplificada, é de baixo custo, bem como a habilitação dos pilotos policiais.

Palavras-chave: Policiamento de divisas; Aeronave Leve Esportiva; Policiamento Aéreo.

 


Leia a monografia completa
Policiamento de Divisa com Emprego de Aeronave Leve Esportiva


Artigo Científico apresentado como exigência parcial para a obtenção do Curso Superior de Polícia à Academia de
Polícia Militar do Estado de Goiás, atendendo exigência do currículo do curso (CSP/2012).


Os autores: CELSO GONÇALVES BORGES é Tenente Coronel e Comandante do 5° Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás. PEDRO CASTELÕES DE ARAÚJO JÚNIOR é Tenente Coronel e Comandante do Comando de Operações de Recobrimento – CORE.


- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente tema para estudo. A utilização de aeronaves na segurança pública só deve crescer, e para que o crescimento seja direcionado às metas e missões, é imprescindível que os administradores públicos tenham em mente que o fator CUSTO é primordial. Todos os cidadãos querem um serviço público eficiente entretanto deve ser avaliado que para cada missão deve haver racionalidade no uso dos recursos públicos.Assim, tal qual na iniciativa privada, deve se buscar alternativas mais baratas e tão eficientes quanto outras de maior custo, como no caso em estudo da utilização das aeronaves leves desportivas, que apresentam valores de aquisição, manutenção e treinamento bastante baixos.

  2. Parabéns aos Ten Cel Castelões e Celso pelo trabalho, e por vislumbrar uma nova forma de se proceder a atuação das OASP com aeronaves de baixo custo, nas atividades diárias das forças de Segurança Pública.O ineditismo sempre deve ser buscado.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários