Potiguar 01 do CIOPAer/RN faz seu primeiro atendimento aeromédico

Rio Grande do Norte – O helicóptero Potiguar 01 do governo estadual realizou, na tarde de ontem (10/05/2010), o seu primeiro socorro aeromédico, desde que a aeronave voltou a operar em 2006, depois de ter passado por uma reparação, em virtude de uma queda que ocorreu em 1° de maio de 2003.

Irineide dos Santos fez uma cesariana e foi submetida a uma histerctomia, mas sofreu uma parada cardiorespiratória. A aeronave do modelo Esquilo AS35o-B2 é vinculada ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAer) da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e, por volta das 14h55 de ontem voou para São Paulo do Potengi, município a 70 quilômetros a sudoeste de Natal, a fim de trazer até um hospital da capital a parturiente Irineide dos Santos, 40 anos.

Irineide dos Santos havia entrado em trabalho de parto no Hospital Regional de São Paulo do Potengi, onde fez uma cirurgia cesariana, para a retirada do bebê, e também foi submetida a uma operação de histerectomia (retirada do útero), quando sofreu uma parada cardiorespiratória, segundo informou, extraoficialmente, o supervisor do SAMU Natal, Rodrigo Azevedo.

“A gente trabalha com um tempo de resposta e pedimos o apoio do helicóptero do Estado para transportar a paciente”, disse Azevedo, a respeito do fato de que em virtude da gravidade do caso, pois no hospital local não havia condições de continuar o tratamento médico da parturiente, o tempo de trazê-la por via terrestre colocaria em risco a vida dela.

Azevedo disse que uma equipe do SAMU Metropolitano se deslocou a São Paulo do Potengi para acompanhar a paciente dentro da aeronave, que entre o percurso de ida e volta e o processo necessário para ela ser colocada dentro do helicóptero, levou 30 minutos para pousar no minicampo de futebol do Centro Administrativo, em Lagoa Nova.

Segundo ele, inicialmente a paciente seria levada para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, mas depois, decidiu-se transportá-la numa ambulância do SAMU para a UTI nº 2 do Natal Hospital Center, na rua Afonso Pena, em Petrópolis.

O Diretor do Grupamento Aéreo Potiguares, tenente PM Romualdo Galvão, explicou que pela manhã o helicóptero realizava patrulhamento aéreo a fim de ajudar na localização de criminosos que trocaram tiros com a Polícia em Emaús, em Parnamirim, quando foi acionada pelo SAMU Metropolitano para fazer o primeiro transporte aeromédico de uma paciente para Natal.

“O helicóptero faz o percurso pela metade do tempo”, disse o tenente Romualdo, ao lembrar que afora esta operação de ontem, a aeronave havia feito um resgate de um homem que não se sentiu bem numa serra e foi levado para o hospital municipal do município de Serra Caiada. “Também já tínhamos operado no resgate de pessoas que ficaram ilhadas nas enchentes do ano passado, mas é a primeira vez que fizemos um socorro aeromédico”, reforçou ele.

O tenente Romualdo ainda fez questão de dizer que, se fosse o caso da aeronave ter de pousar no heliponto localizado ao lado do Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, não havia condições para fazer esse tipo de operação, pois “é muito antigo” e precisa de uma nova homologação por parte da ANAC, a Agência Nacional de Aviação Civil. “Acredito que ele não suporte o peso de uma aeronave que tem cerca de duas toneladas”.


Fonte 1: Tribuna do Norte

Fonte 2: Tribuna do Norte

Fotos: Júnior Santos


4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Ten Romualdo e toda a equipe pelo empenho e dedicação, demonstrando que a busca pelo conhecimento e pelo treinamento culminam em ações bem sucedidas e engrandecem a aviação de segurança pública.

    Marcus Vinícius R de Oliveira – Cap PMPE

  2. Obrigado Cap Marcus pelo elogio e pelo incentivo que vem dando ao Grupamento Aereo do Estado do Rio Grande do Norte. O objetivo é evoluir, mas só poderemos fazer isso trabalhando em conjunto, sem deixar que a vaidade nos destrua…

    Um grande abraço a todos!

  3. obrigada pela açao de voces no dia 10 05 20010 gostaria de entra encotato com cada um de voces que diretamente ou indiretamente contribuiro para aminha recoperaçao.Entrem em comtato com migo pofavor Agradeso atodos.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

onze + onze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários