- Anúncio -

Rio Grande do Norte – A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), através do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER), realizou, na manhã desta quarta-feira (4), na Via Costeira, um treinamento de salvamento aquático com o helicóptero Potiguar 01.

A atividade teve dois procedimentos. O primeiro utilizando o chamado “puçá”, uma espécie de cesta onde a vítima é colocada. “O puçá é utilizado quando a vítima está inconsciente. A aeronave faz a aproximação e o lançamento dos dois salva-vidas, um de que cada lado. Eles fazem a estabilização da vítima dentro do puçá e então fazemos o deslocamento até a parte de areia mais próxima”, explicou o tenente coronel Aldrin Brito, comandante do CEIOPAER.

Já na segunda parte do treinamento foi usado o “sling”, que é uma alça colocada ao redor da vítima. “Nesse caso, por medidas de segurança, o sling só é utilizado se a vítima estiver consciente. O procedimento é o mesmo. Após a estabilização da vítima, procuramos a parte de areia mais próxima”, frisou o oficial.

Na atividade desta quarta – que serviu de preparativo para a atuação do CEIOPAER durante a Operação Verão – foram utilizados cinco pilotos e nove tripulantes. O exercício também contou com apoio do Corpo de Bombeiros, que esteve com uma lancha no local.

ceiopaer

Fonte: SESED/ASSECOM.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários