PRF e Prefeitura de Atibaia planejam instalação de base de helicóptero para o início de 2018

- Anúncio -

Celebração de convênios com Estado e União apoiará trabalho de inteligência realizado pelo GGI Atibaia

São Paulo – A prefeitura da Estância de Atibaia está em fase de implantação de um sistema de inteligência que incluem câmeras de segurança “OCR” – Optical Character Recognition e um helicóptero da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Por meio de centrais de monitoramento e integração entre municípios, serão produzidas informações qualificadas para as forças de segurança, com compartilhamento dos dados entre elas, permitindo operações colaborativas.

Helicóptero EC120B Colibri da PRF que deverá ser empregado em Atibaia e região.
Helicóptero EC120B Colibri da PRF que deverá ser empregado em Atibaia e região.

Em Atibaia, o sistema será utilizado de maneira integrada, conforme as diretrizes do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) de Atibaia, o que favorece a estratégia de ação conjunta do próprio sistema.

A prefeitura está trabalhando na elaboração de dois convênios, um com o sistema Detecta do Estado de São Paulo e outro com a União, por meio da PRF, para acesso ao Sistema Nacional de Alarmes (Sinal). Estão no planejamento o monitoramento das Rodovias Fernão Dias BR-381 (Federal) e Dom Pedro I SP-065 (Estadual).

Helicóptero da PRF para Atibaia

Nesse pacote de melhorias na segurança da região, está a implantação de uma Base da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da PRF, que também atuará pelo GGI Atibaia. Nessa semana um helicóptero da PRF realiza operações em Atibaia e região.

A Prefeitura está providenciando um hangar no aeroporto para utilização da PRF e estima-se que no primeiro trimestre de 2018 o helicóptero inicie suas operações. O termo de cooperação entre as instituições está em análise e tem boa aceitação da Direção Geral da PRF.

A ideia é que seja empregado na região o helicóptero EC-120B (Colibri), porém conforme a necessidade e demanda poderá ser substituído por um Bell 407. Hoje a unidade dispõe de nove helicópteros denominados “Patrulha”. São 05 Bell 407, 01 Bell 412EP e 03 EC-120B. Possui também dois aviões, um Sêneca III e um Cessna Grand Caravan. Além de sua sede em Brasilia, possui seis bases regionais. (saiba mais)

- Anúncio -