- Anúncio -

A Polícia Rodoviária Federal realizou entre os dias 21 e 25 de agosto de 2023, na cidade de Contagem, o primeiro Curso de Operador de Suporte Médico (COSM), ministrado para médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

O curso aconteceu na Academia do Corpo de Bombeiros Militar de MG, e teve o objetivo de capacitar trinta e seis profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) para atuarem no helicóptero da PRF, em operações aeromédicas na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana.

Nesse momento, o mesmo curso está sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro para quarenta profissionais do SAMU. Ele acontece entre os dias 28 de agosto a 1º de setembro na sede da Superintendência da PRF.

Médicos e enfermeiros do SAMU receberam instruções de biossegurança, fisiologia de voo, legislação aeronáutica, aulas práticas de embarque, desembarque e técnica de mcguire para retirada de vítimas de locais de difícil acesso.

O Professor Segalla é um dos instrutores convidados do curso, com a matéria fisiologia de voo. “É muito gratificante contribuir para o desenvolvimento profissional de médicos e enfermeiros do SAMU, pilotos e operadores aerotáticos da PRF. O conhecimento da fisiologia é fundamental para o atendimento seguro do paciente durante o voo, inclusive para saber se há indicação ou não para o transporte”, comentou Segalla.

Com a capacitação dos profissionais do SAMU, os Núcleos de Operações Aéreas (NOA) da PRF, com sede em Belo Horizonte e Rio de Janeiro, estarão operacionais para operações de resgate aeromédico.

Com os novos helicópteros AW119 (Koala) adquiridos pela gestão anterior do governo federal, está sendo possível o incremento dessas operações nas rodovias federais, além das atividades policiais de fiscalização e prevenção de trânsito.

YouTube player
- Anúncio -