Primeira base aérea do CIOPAer no interior de Mato Grosso é inaugurada pelo Governo do Estado

- Anúncio -

Mato Grosso – A primeira base aérea no interior de Mato Grosso, localizada em Sorriso (a 400 km de Cuiabá), foi inaugurada, nesta quarta-feira (21.02), pelo governador Pedro Taques, vice-governador, Carlos Fávaro, prefeito de Sorriso, Ari Lafin, deputado federal Xuxu Dal Molin e o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia.

O hangar, que vai atender as regiões Norte e Médio-Norte de Mato Grosso, conta com equipes e aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

Hangar Sorriso (1)

“A criação desta base só foi possível porque nossa gestão prioriza segurança”, comentou o governador. Pedro Taques ainda ressaltou que a unidade vai proporcionar paz à população, e que a nova base pertence ao povo de Mato Grosso. “Além de Sorriso, esta base vai atender os cidadãos de toda região”, enfatizou.

O hangar foi construído em parceria com a Prefeitura, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e do Conselho de Segurança Pública do Município. Durante a inauguração, que contou com demonstração das atividades à sociedade, Gustavo Garcia destacou o empenho dos secretários que o antecederam, Fábio Galindo e Rogers Jarbas, para que a primeira base área fora da capital fosse possível.

O secretário de Estado de Segurança Pública frisou ainda que os índices criminais em Mato Grosso estão reduzindo cada vez mais, diferente de outros estados brasileiros, e que o investimento em operações aéreas é vital. “O emprego de aeronaves tem apresentado eficiência no combate ao crime, às atividades do ‘novo cangaço’, ao transporte de tropas, de enfermos e acidentados, na fiscalização ambiental, no apoio aos diversos órgãos da administração estadual, entre outros”.

Combate a incêndios florestais

A primeira base aérea integrada de combate a incêndio florestal no Brasil também foi inaugurada. Junto com os profissionais do Ciopaer, estarão de prontidão os integrantes do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM) do CBM-MT. Com isso, a base descentralizará não fará só as operações de segurança pública, mas também de fiscalização ambiental na região.

YouTube player

Todos os comandantes gerais do Corpo de Bombeiros dos estados que integram a Amazônia Legal estiveram presentes na inauguração, em Sorriso. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, Felipe Chianca, foi enfático ao dizer que a base é um marco histórico, não apenas para Mato Grosso, mas para o Brasil e até mesmo para o mundo.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, enfatizou a integração entre as forças e ressaltou que não faltaram esforços para a construção da primeira base aérea integrada de combate a incêndio florestal.

A unidade do GAvBM conta com duas aeronaves modelo Air Tractor 802F, voltadas ao combate de incêndios florestais, que foram adquiridos com o recurso do projeto financiado pelo Fundo Amazônia. A estruturação da base é o último produto a ser entregue no escopo do projeto do Corpo de Bombeiros proposto ao Fundo Amazônia, que é um caixa de aporte financeiro, encabeçado pelo Governo da Noruega, para projetos de proteção da floresta amazônica.

sorriso2

Fiscalização ambiental

A nova base é considerada fundamental para proteger do fogo as Unidades de Conservação (UCs) sediadas na região. Atualmente, o Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), tem sob responsabilidade 16 áreas de proteção no bioma amazônico.

Assim, a Sema atua em parceria com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) para o combate de queimadas irregulares e desmatamento, custeando parte das operações. As duas entidades integram o Comitê Estadual de Gestão do fogo, sendo que a Sema preside o colegiado, enquanto o BEA é responsável pela Secretaria Executiva.

As atividades no hangar também ocorrerão em parceria com as Secretarias de Estado e a Prefeitura de Sorriso. “O trabalho integrado tem fortalecido as ações”, avaliou o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby.

O prefeito de Sorriso também elogiou o empenho dos gestores públicos das esferas federal, estadual e municipal, para a implantação da primeira base aérea no interior. Quem também fez referência aos trabalhos de ex-secretários foi o deputado federal Xuxu Dal Molin. “E o governador também se empenhou muito e isso é muito bom”, disse o parlamentar.

De acordo com o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel Juliano Chiroli, a entrega do hangar garante uma resposta mais rápida nas operações, pois não haverá a necessidade de aeronaves se deslocarem de Cuiabá. Ele ainda disse que a inauguração da base é uma das ações que marcam a comemoração dos 20 anos da unidade operacional. “Somos uma unidade de apoio, colaborando com a segurança pública. Esta base é um sonho realizado”.

Equipamentos

A equipe destinada a Sorriso conta com aproximadamente 30 profissionais, entre bombeiros e policiais civis e militares. Compõem o kit de materiais disponibilizados para a unidade: um farol de busca, equipamento para auxílio de combate a incêndio, macas para socorrismo, bolsa de resgate, armamento, munições, cabos para rapel, para içamento de pessoas e de carga, entre outros.

O helicóptero do Ciopaer enviado para a base de Sorriso é avaliado em mais de R$ 10 milhões. “A equipe vai fazer um excelente trabalho. E esta base é um legado que a gestão do governador Pedro Taques deixa”, disse o coordenador do Ciopaer.

SESPMT

- Anúncio -