Ceará – A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) promoveram, entre os dias 3 de julho e 22 de agosto, a terceira edição do Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (APH). As instruções foram realizadas no Batalhão de Socorro e Urgência (BSU).
A capacitação foi realizada por meio de parceria entre os órgãos, com carga horária de 360 horas/aula, a fim de qualificar os agentes da segurança pública para a atuação no atendimento pré-hospitalar de vítimas de traumas e no resgate de vítimas de casos extremos, como resgate de afogados, vítimas de sinistros de trânsito presas a ferragens, estruturas colapsadas, em espaços confinados, incêndios e em locais elevados.
De acordo com o Plano de Ação Educacional, o curso contou com disciplinas de Anatomia e Fisiologia Humana; Biossegurança; Emergências Radiológicas; Hemorragias e Choques; Movimentação e Transporte de Vítimas/RMC; Trauma na Criança, Idoso e Gestante; APH no Resgate Veicular de Proteção; APH no Resgate no Afogamento; APH no Resgate em Altura; APH no Resgate em Espaço Confinado; APH no Resgate Aeromédico; dentre outros conteúdos.
“Ao todo, 29 profissionais de segurança concluíram a especialização, sendo 22 bombeiros militares, cinco policiais militares, uma policial civil e um médico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)”, informou o Coronel Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará Cláudio Barreto.