Profissionais do Samu e Segurança Pública treinam instruções de salvamento

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Acre – Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), bombeiros e policiais civis e militares participaram, nesta sexta, 30, de treinamento operacional para realizar salvamento e resgate utilizando o helicóptero.

Na tarde desta quinta-feira, 29, também foi realizada a descida da aeronave utilizando a técnica de rapel. A movimentação atraiu muitos curiosos. “A gente estava passando, aí meu sobrinho viu o helicóptero e pediu para eu seguir. A gente viu onde pousou e deu certo ele vir tirar a foto”, comentou Jilvana Vasconcelos.

Participam das atividades 23 pilotos e tripulantes das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e cinco médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Principalmente em situações mais difíceis em que só com o helicóptero é possível chegar”, explicou Major Negreiros, coordenador do Ciopaer.

treinamento_samu_com_harpia_01_foto_luciano_pontes-16

Os profissionais tiveram uma base teórica e puderam colocar em prática os ensinamentos em uma área próxima à Vila Custódio Freire, em Rio Branco. A primeira instrução foi embarque e desembarque com a aeronave ligada. Em seguida, as equipes do Samu simularam o resgate aeromédico de paciente com utilização de maca. “Vai agilizar muito os atendimentos, especialmente quando houver vítimas de acidente de trânsito e politraumatizados que precisem de remoção rápida”, destacou Pedro Pascoal, médico.

A aeronave já realiza o transporte de pacientes em situações específicas. A ação desta semana é parte do treinamento oferecido pela Secretaria de Segurança Pública ao Centro Integrado de Operações Especiais (Ciopaer). “O helicóptero tem nos ajudado muito salvando vidas, por isso é muito importante ver que cada vez mais estamos nos qualificando”, frisou Lúcia Carlos, Coordenadora do Samu.

Dando sequência ao treinamento, os integrantes do Ciopaer realizaram as instruções de deslocamento com a aeronave planando: “preguiça” é a técnica em que pés e mãos ficam agarrados ao esqui e “mata leão”, em que apenas as mãos são usadas para se fixar ao helicóptero, ambas foram executadas.

O treinamento foi concluído à tarde com instruções mais específicas de tiro e lançamento em água, o que torna a equipe de segurança mais preparada para atuar em qualquer situação que exija resposta rápida de profissionais no ar, em solo ou mesmo em terrenos alagadiços. “Nosso compromisso é fortalecer as ações integradas de segurança do Acre”, disse Emylson Farias, Secretário de Segurança Pública.

Confira o vídeo:

Confira as fotos:

Fonte: Agência de Notícias do Acre.

Fotos: Luciano Pontes/Secom.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários