PT-HZE da EFAI acidenta-se em Minas Gerais e pilotos passam bem

Hoje, 20/08, por volta da 14:40h um helicóptero modelo AS350B Esquilo, PT-HZE, da escola de pilotagem EFAI, acidentou-se no aeroporto Carlos Prates, SBPR, em Belo Horizonte – MG, próximo à cabeceira “09” da pista de pouso.

A aeronave era pilotada pelo Comandante Bosco e pelo Ten Cel Res PM Edivaldo dos Santos. Segundo informações tratava-se de um voo de “cheque” (voo onde se avalia o piloto nos procedimentos de emergência da aeronave) e, em uma manobra de autorotação, a aeronave colidiu com o solo. As causas do acidente ainda serão apuradas pelo CENIPA e pela Polícia. A aeronave ficou destruída com o acidente.

O Pégasus 10 da Polícia Militar e o Arcanjo 03 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais resgataram os dois pilotos. O Comandante Bosco foi resgatado pelo Arcanjo e o Ten Cel Res PM Edivaldo pelo Pégasus. Ambos estavam conscientes e passam bem e não há risco de morte. Os pilotos foram conduzidos ao Hospital João XXIII pelas aeronaves.

O Comandante Bosco é o piloto mais experiente no Brasil em treinamento de emergências com esse modelo de aeronave e a EFAI – Escola de Pilotagem é uma empresa baseada na crença de que o nível de Segurança de Voo na operação com aeronaves em geral e com os helicópteros em particular é, significativamente, dependente da formação inicial do piloto e da formação avançada dos comandantes.

Fotos: Carolina Farah/G1.

56 COMENTÁRIOS

  1. Prezado Bosco, rogo que seu restabelecimento se dê de forma plena e rápida. Tive a oportunidade de compartilhar a cabine com “o mais experiente treinador de emergências do Brasil” e sei bem da sua competência. Seu breve afastamento será percebido. Força, estamos ao seu lado e esperando muitos outros voos…

  2. Prezado Cmt Bosco e Ten Cel Edivaldo, que a recuperação dos senhores seja rápida para estarem voando novamente e para o Cmt Bosco mais uma experiência para sua longa ficha.

  3. Mestre Bosco.. tive a honra, no inicio do corrente mes e pela segunda vez, de dividir a cabine para reciclar e assimilar novos conhecimentos de emergencias reais. O treinamento eh inigualavel, impagavel e inesquecivel, alem de aumentar a nossa chance de sobrevivencia, em caso fortuito, bem como dos passageiros a bordo. Que o Mestre, bem como o Ten Cel Edivaldo, se recuperem com brevidade. A familia agradece os seus ensinamentos. Se depender das oracoes e pensamentos positivos, nao tenho duvidas que o Mestre logo estarah de volta. Abracos e disponha. Basile Julio Cesar.

    • Comandante Basile, muitos anos depois… Estou particularmente feliz em vê-lo na ativa e como sempre assimilando novos conhecimentos e valorizando os colegas. Tenho certeza que Cmt Bosco está sendo iluminado por tantas orações e votos de franca e rápida recuperação. Abraços Vanusa Nasser Vaz – SLZ

    • Oi Cesar, eu estou precisando muito falar contigo, por gentileza entre em contato comigo via e-mail ou meu celular, não mudou é o mesmo número que tu tens. Novidades para partilhar. Estou muito feliz, pois defendi recentemente minta Tese de Doutorado, tentei te aviar para assistir a defesa, mas não consegui, pois perdi teu número de celular e teu e-mail. Grande abraço.

  4. Se todos dois estão salvos… primeiro temos que agradecer a Deus e depois à pericia e calma do Comandante Bosco em lidar com este tipo de pane.

  5. Cmt BOSCO.
    A vossa plena recuperação assim como a do Cel Edivaldo estão em nossas orações.
    Esperamos poder novamente contar com a vossa habilidade e destreza na arte de ensinar. Ensinar a não cometer erros ou minimizá-los durante situações emergenciais.
    REZAMOS POR VOSSA VIDA, PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER.
    Espero ve-lo em breve. Abraços.
    Ricardo Tomas da Silva – Maj PM / CIOPAer MT

  6. Cmte Bosco, nosso mestre e “papa” da aviação de asas rotativas do Brasil, nós todos, seus discípulos, estimamos suas melhoras!

    A aviação de helicópteros brasileira precisa do senhor VOANDO e nos ensinando!

    Deus vos guarde e recupere rápido!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ

  7. O resultado do acidente e mais uma prova daquilo que o cmt Bosco acredita, treinamento de emergencia salva vidas em aeronaves de asa rotativa. Espero que os PIlotos tenham uma breve recuperacao e que o Cmt Bosco ´possa continuar seu trabalho com a mesmo vigor peculiar, que Deus esteja com voces, Abracos fraternos. Ten MAO GRPAe PMESP.

  8. Comandante Bosco!
    Tive a satisfação de ouvir uma palestra sua. E poder acompanhar em uma conversa informal os seus ensinamentos de segurança de voo.
    Torço e rezo pelo seu pronto restabelecimento para poder compartilhar em um futuro próximo a mesma cabine.
    A aviação de asas rotativas precisa do seus ensinamentos.
    Ao Ten Cel Res PM Edivaldo dos Santos, igualmente, rogamos por uma rápida recuperação.
    Del. Francisco Soares PC/RS

  9. Cmte Sergio Dolghi

    Caro Cmte Bosco, todos nós que voamos e compartilhamos de sua paixão, esperamos sua plena recuperação e que ela ocorra em tempo recorde. Logo estaremos sentados ao seu lado mais uma vez, sugando um “pouquinho” de sua experiência.
    Fica com Deus.

    Cmte Sergio Dolghi – Detran-DF

  10. Meu caro Ten. Cel. Bosco que D-us o guarde e que sua melhora venha a salvar a vida de muitos pilotos com seus treinamentos de excelência no “ZÉ”. Por duas vezes, tive a honra de dividir a cabine com o senhor. Que Ele esteja contigo. Grande abraço. CT Edilson – EsqdHU-5 – Marinha do Brasil

  11. Quem teve a oportunidade de voar com o Cmt Bosco sabe de suas qualidades de mestre e da referencia que é no mundo. Se se caimos e para que possamos nos levantar ficar fortes e voarmos ainda mais alto. Sua missão nessa vida cmt é deixar os jovens pilotos com as asas mais fortes para que nossos voos sejam mais seguros esse contratempo ha de ser superado com as mãos de Deus. Que esteja muito embreve nos céus de novo junto com seu amigo o Ten Cel que voava consigo. Abraços! Maj Nilson, PMMA.

  12. Esperamos pela pronta recuperação dos pilotos. Que Deus os conforte e os conduza em tal processo, bem como suas famílias. Em breve estarão voando novamente!

  13. É lamentável receber essa notícia comandante Bosco … Todavia, nos confortamos em saber que está tudo bem com o senhor e com Ten Cel Edvaldo dos Santos. Estimamos pela recuperação dos senhores! Estamos em oração… Deus os abençoe!

  14. Cmte Bosco lamento o ocorrido, e sei que vossa experência e proficiência foram fundamentais para ambos terem saido vivos e conscientes do acidente. Que tenham uma recuperação breve e consistente. Saúde e Paz. Yamasaki – PMDF.

  15. Passado o grande susto, esperamos que o Cmt Bosco e o Coronel Edivaldo possam retornar rapidamente para o voo. Felizmente, parece que nosso querido amigo conhece tanto esta máquina que conseguiu sair inteiro deste ‘catrapo’. Lamentamos pelo ZE, companheiro de muitas manobras em autorrotação e pousos sem pedal; aprendemos muito com a dupla ZE e Bosco!
    Saúde para o Cmt Bosco e para o Coronel Edivaldo!

  16. Nossos mais sinceros votos de recuparação aos irmão de aviação, ao Cmt Bosco que diariamente se expõe ao risco para ensinar e tornar nossos voos mais seguros, que Deus continue a iluminar seu caminho, para uma recuperação rapida e completa.

    Maj Henrique Santos – CIOPAer MT

  17. CARO CMT BOSCO,
    TOMEI UM SUSTO, AO SABER AGORA PELA MANHA.
    NÃO SEI BEM O QUE FALAR.
    GOSTARIA QUE SOUBESSE NESTA OPORTUNIDADE,
    QUE LHE SOU MUITO GRATO PELOS ENSINAMENTOS RECEBIDOS AO LONGO DESSES ANOS QUE NÓS DA PMDF FIZEMOS OS TREINAMENTOS COM O SENHOR.
    TODOS SABEMOS O QUANTO GOSTA DO QUE FAZ.
    MELHORE RAPIDO CMT.
    UM ABRAÇO
    ESTAMOS LHE AGUARDANDO.

  18. QUE DEUS EM SUA INFINITA BONDADE, TENHA MISERICÓRDIA DOS TRIPULANTES E LHES DÊ LIVRAMENTO.
    A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL DO BRASIL ESTÁ TODA COM VOCÊS !!!
    CAP PMPE ROMILD – ASP92.

  19. Caro Comandante Bosco e Ten Cel Edvaldo, tive a honra e o prazer de voar com os senhores e aprender muito com os seus ensinamentos. Se ontem pude participar do resgate neste acidente, como piloto do Arcanjo 03, é porque tive excelentes instrutores e amigos como os senhores. Desejo uma rápida recuperação e espero que em breve possamos estar voando juntos novamente.

  20. Caro Cmt Bosco, desejo que o seu restabelecimento seja o mais breve possível. Sua experiência, competência e sabedoria na arte de voar são incomparáveis. Que Deus o abençõe hoje e sempre.

  21. Só a perícia e grandeza de espírito são explicações óbvias para que ambos estejam vivos em bem. desejo recuperação rápida e efetiva para os dois.

    Deus em sua grandeza nos permitirá aprender ainda mais com o Cmt Bosco. Graças!

    Freternal abraço

    Carpes

  22. Cmte Bosco desejo que o senhor se recupere o mais breve possível, pois sua presença é indiscutivelmente imprecindível para todos. Estamos orando por vcs, que Deus os abençõe e fortaleça vossas famílias. Um abraço

  23. Nós, aqui da Bahia, estamos desejando rápida e plena recuperação a ambos os CMTE……. eles fazem parte da história do GRAER da PMBA!!!!

    Muita energia positiva da Terra do AXE!
    Fiquem com Deus!!!

  24. BOA noite Srs (as). Desejamos um rápido restabelecimento e volta aos vôos aos amigos: Cmt Bosco, mestre na arte das emergências do AS 50, e ao Cmt Edvaldo que tive a honra de conhecer em SC durante a Operação ARCA DE NOÉ, em novembro e dezembro de 2008. Viveres!!! EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA/CBMSC.

  25. Caro Comandante Bosco…
    Não o conheço AINDA, NUNCA O VI, mas confesso que enquanto a notícia foi me contada, passei por alguns segundos que pareceram eternos até poder perguntar: E O BOSCO E O ALUNO ??? aí minha expectativa de jamais querer ouvir outra notícia que não fosse a que ouvi…ESTÃO BEM, PAI, GRAÇAS A DEUS… AINDA NÃO SEI DETALHES, MAS VOU LIGAR LÁ DE NOVO PARA SABER COMO ESTÃO E DEPOIS TE AVISO… , MAS GRAÇAS A DEUS SEI QUE ESTÃO FORA DE PERIGO…
    – SÓ NÃO SEI DETALHES AINDA… UUUUUFFFAAAAAA !!! EU SÓ DISSE: – GRAÇA A DEUS MEU FILHO… GRAÇAS A DEUS…

    SEI QUE QUANDO UMA ESCOLA QUE É DIRIGIDA POR PESSOAS TÃO COMPETENTES E HUMANAS COMO SÃO TODOS VOCES DA E.F.A.I, E, COM A BATUTA DE MAESTRO COMO VOCÊ É BOSCO… SEI QUE DEUS E TODOS OS ANJOS ESTÃO SEMPRE ABENÇOANDO E PROTEGENDO A TODOS EM SUAS MISSÕES….. DEUS COMANDA TAMBÉM ESSE EXERCITO DE ANJOS, COMO VOCÊ COM SEUS COMANDADOS, ESCOLHENDO SEMPRE OS MELHORES, PARA QUE DEEM SEMPRE CONTINUIDADE À SUA FILOSOFIA DE ENSINAMENTOS… SEI DA QUALIDADE DO BOSCO, COMO TAMBÉM SEI DA QUALIDADE DE SEU CORPO DE INSTRUTORES E AINDA DAQUELES QUE O ASSESSORAM NA ADMINISTRAÇÃO DE SUA ESCOLA A EFAI…

    PREZADO BOSCO, UM MESTRE COMO VOCÊ NÃO PODE NOS FALTAR NUNCA, POIS MAIS DO QUE NUNCA, NOSSOS ALUNOS PRECISAM RECEBER UM APRENDIZADO DE ALTA QUALIDADE… UM ALUNO TEM QUE, UM DIA SER MELHOR DO QUE O MESTRE, POIS SÓ ASSIM VALE A PENA ENSINAR…

    DEUS COM CERTEZA ESTÁ OUVINDO E ATENDENDO NOSSAS ORAÇÕES E TODOS OS NOSSOS PEDIDOS POR VOCÊ E PELO TENENTE CORONEL EDVALDO PARA QUE MUITO BREVEMENTE VOLTEM A ENSINAR, ORIENTAR, ACONSELHAR E A PROTEGER SEUS ALUNOS PARA QUE SEMPRE LEVEM MAIS ALTO AINDA O NOME DA E.F.A.I. E DE SEUS DIRIGENTES E FUNCIONÁRIOS PELOS CÉUS DO BRASIL…

    GRAÇAS A DEUS TUDO ESTÁ BEM COM VOCES DOIS. MEUS VOTOS DE RÁPIDA E EXCELENTE RECUPERAÇÃO DE VOCES…

    UM GRANDE ABRAÇO
    PAI DO SEU AUNO IGOR…. DO RIO DE JANEIRO.

  26. Amigo Bosco,

    Somente hoje, eu tive a coragem de te ligar. Independente de toda a sua inquestionável capacidade técnica, que me permitiu ser piloto e a prosseguir, de forma segura, no exercício de minha atividade, a sua pessoa também nos empresta valiosas lições. Alguns ensinamentos estão no campo da simplicidade e outros da humildade, objetos, por vezes, faltantes na nossa atividade.
    Rogo para que, em breve, retorne para o exercício do magistério e que os ensinamentos transmitidos por ti continuem a salvar muitas vidas e a mitigar os riscos presentes nessa tão complexa atividade.

    Forte abraço,

    Hérlon Lima – Cap PM
    Grupamento Aéreo da Bahia

  27. Estimado Cel Bosco, Que Deus o abençoe para que o senhor prontamente volte à ativa e continue ajudando toda a comunidade aeronáutica como sempre fez. Desejo de coração uma rápida recuperação para o senhor.

    Maj Sazdjian – AvEx

  28. A Esquadra de Helicóptero deseja rápidas melhoras à V/Ex.cia CMTE Bosco. Estaremos sempre aqui torcendo e rezando.
    ESQUADRA DE HELICÓPTEROS DE ANGOLA

  29. Tive o prazer de sentar ao lado do Cmte. Bosco no mes de abril, e escutar suas sabias palavras um tom baixo e decisivo, espero que sua recuperacao seja o mais rapido possivel, e ao Cmte. Edvaldo tambem. Abraco a todos ai da EFAI.
    Geverson Redencao PA

  30. Mais uma emergencia real para quem ensina a todos como dribra-la. Grande comandante Bosco posso dizer que todos torcem pela sua Saude e retorno ao cotidiano com sua familia.

    Cap Danilo Carvalho
    GTA-SE

  31. Eterno Cmte Bosco, ponho-me de pé e a ordem para lembrá-lo que, assim como toda Águia, o Senhor está passando pelo lento e doloroso processo de renovação para voltar e viver uma nova vida. Não acredito que o Senhor ainda não havia se atentado pra isso.
    O Grande Arquiteto do Universo continuará abençoando vossa família.

    1° TEN PMTO ARGOLLO.’.

    • Grande Cmte Bosco, torcemos pela sua recuperação para que em breve estejas novamente treinando pilotos a estarem preparados para situações de emergência e possam, assim como você, driblá-las com eficiência. Assim como falou o Ten. Argollo: O “Grande arquiteto do Universo continuará abençoando vossa família” e te devolverá o mais breve possível para que continues cumprindo essa missão suprema.
      PRF Edwillams.’.

  32. Meus amigos,

    Perdoem-me pelo tempo sem notícias. Estou bem. Agradeço do fundo do meu coração pelo apoio, pelo carinho, pela força, neste momento difícil. Tenham a certeza de que era e é tudo de que preciso para me manter com a cabeça no lugar.

    A presença da família, fundamental… A Cáthia, incansável… A Ju, sempre presente, mesmo que a milhares de quilômetros… A Paulinha, disponível H24, sete dias por semana… O João Vitor, com todo o cuidado e literalmente, me carregando quando necessário… Minha mãe, meus irmãos, os companheiros da EFAI torcendo e solidários como sempre.

    Não quero me alongar muito e nem vou citar nomes porque não vai ter fim e posso cometer alguma injustiça, mas não deixa de ser emocionante receber pessoas queridas que vieram de longe e saber que tem, ao lado, um verdadeiro batalhão disponível e de prontidão para qualquer eventualidade. E eu estou usando e abusando!

    Quem já voou comigo, ouviu incontáveis vezes a mesma ladainha:
    – “Acidentes acontecem”;
    – “Estas imagens mostram acidentes e, de modo algum, estou querendo dizer que se fosse comigo o resultado seria diferente. Isto é, apenas, uma ajuda de instrução…”;
    – “A decisão que o piloto toma, no momento do sufoco, sempre é a melhor. Depois, na sala de briefing ou no bar, de preferência com um choppinho na mão, fica fácil encontrar outras possibilidades, mas, na hora da necessidade e com as informações disponíveis, aquela era a melhor solução”.

    Sou apaixonado por helicópteros, mas o Esquilo é especial. Não conheci nada igual.
    Agora, o Zé! aí a coisa complica… É uma relação de amor à primeira vista e para a vida toda. Não me confundam!… Estou, é claro, falando do PT-HZE! É o meu xodó.

    Não vou falar, hoje, sobre o que aconteceu! Vai ficar para uma outra oportunidade! Prometo não demorar. Por enquanto, vou, apenas, lembrar uma coisa que tenho dito há muito tempo.

    “Se algum dia eu quebrar o Zé, não vou ter nada nem ninguém para botar a culpa. Eu terei feito besteira!”

    Então, só para ficar claro para todo mundo: FIZ BOBICE.
    Não adianta ficar procurando culpados: FIZ ASNEIRA.
    É inútil ficar imaginando situações complexas, manobras complicadas ou qualquer coisa que exija habilidade excepcional! Nada disso: FIZ BOBAGEM.

    Foi Deus quem colocou o Zé na minha vida! Demorei para entender o “porquê”. {Deus protege os imbecis!}

    Sempre achei que estava cuidando bem dele… Pelo menos no chão… Pecas, sempre de boa origem… Combustível, somente de qualidade comprovada… Ar puríssimo (olha o merchandising aí, gente!). E os técnicos que cuidaram do Zé? Só gente muito especial! O Zé nunca foi para qualquer um! Quem botou as mãos nele, nem que tenha sido por uma vezinha apenas, certamente, vai se lembrar. Eu tentava não interferir, mas, na realidade, acho que eu ficava igual a uma galinha choca em cima. Houve quem tenha ficado bravo, e com razão. Teve quem perguntasse que frescura era aquela… Era só ciúme. Agora, eu sei. Eu sabia que o Zé nunca ia me deixar na mão.

    Mas, em vôo, a coisa mudava de figura… Maltratei muito o pobre… Era pouso sem pedal, pouso sem motor, pouso sem governador, pouso sem isso, pouso sem aquilo. O Zé não é muito voado, mas tem mais de oitenta mil pousos. Foram quase trinta mil pousos em autorrotação real. Mais de cinqüenta horas com a buzina tocando. Mais de duzentas horas com o motor reduzido… Quanta maldade!

    Aí, quando cheguei ao extremo da estupidez e o destruí completamente, ele, como um garoto bem comportado que sabia muito bem o que estava fazendo, foi transferindo toda aquela sua imensa energia vital para cada pedacinho que ia se soltando de forma a me proteger. Dadas as circunstancias, posso dizer que saí praticamente ileso. Ele cumpriu a sua missão. Eu não soube cuidar dele. Eu pensava que o amava. Ele me amou mais que eu a ele. Sacrificou-se por mim. Perdoa aí, Zé! Foi mal!

    • Prezado Comandante Bosco, o nosso “Zé” realmente fará falta, mas o Senhor é insubstituível, portanto, somos gratos ao “Zé” por ter protegido um bem muito maior – a vida. Muito Obrigado “Zé” por ter cuidado desse homem de valor.

      Depois do que escreveu, nada mais a dizer, fica somente a reflexão.

      Eduardo Alexandre Beni
      Editor Piloto Policial

    • Prezado Bosco. Sinto pelo “Zé”, pois voei nele com você no excelente curso de emergências, que somente você tem competência para ministrar. Voei também nele quando foi alugado pela Polícia Militar de São Paulo, adotando a denominação de Águia 9, em 1998. Ele realmente era um valente, e, heróis dão suas vidas para salvar boas vidas, a sua é uma delas.

  33. Cmt Bosco, fico muito feliz em saber que o senhor esta bem, se recuperando. E feliz pelo “Zé” te-lo amado tanto, pois nos, pilotos dessa maquina tão encantadora que eh o esquilo, ainda temos muito que aprender contigo. Lembro-me como se fosse ontem do meu primeiro voo no “Zé”, com o enfrentamento de alguns de meus maiores receios… As orações são pela breve e completa recuperação, e tb em agradecimento… tb ao “Zé”. Abc

  34. Cmte Bosco eu e minha família estamos resta do por vc , que se recupere logo e volte as atividades, pois precisamos de vc.
    Fique com Deus e boa recuperasao .

  35. Somente tomei conhecimento do acidente agora. Desejo melhoras ao Cmte. Bosco e ao Ten. Cel. Res PM Edivaldo. Torcendo pela plena recuperação dos dois companheiros. Se DEUS quiser vai dar tudo certo!!! Abraço.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quatro × dois =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários