- Anúncio -

MARCUS VINICIUS BARACHO DE SOUSA

Como se define a compra de aeronaves para as atividades de Segurança Pública e Defesa Civil? A escolha do perfil de aeronave para atividades tão específicas pode estar passando por um processo decisório complexo que passa pelas perguntas:

  1. Será a aeronave que podemos comprar?
  2. Será a aeronave que podemos fazer voar?
  3. Será a aeronave que atende a nossa necessidade?
  4. Será a aeronave que queremos voar?

Diante dessas quatro perguntas podemos construir um alicerce para nossa decisão, lembrando que não se pode focar em apenas uma delas, mas criar uma análise que envolva todas.

Sempre indico que esse estudo para aquisição de uma aeronave, deve passar por uma análise SWOT, avaliando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, pois dessa forma consideraremos os ambientes interno e externo à Organização.

Propositalmente estabeleci uma ordem de prioridade nas perguntas a serem feitas deixando por último “…a aeronave que queremos voar ”, pois, é a pergunta que em geral, menos atende ao interesse público.

Entendo que outros aspectos podem influenciar a definição do perfil de aeronave, mas a falta de alinhamento institucional nessa decisão vai levar a grandes dificuldades no futuro, quando considerarmos as questões custos com manutenção, formação de pessoas, seguro e aplicação operacional.

Sugiro então que cada Organização considere seu portfólio de serviços e missão, antes de deliberar em torno desse tema. Poder comprar, não significa que conseguirá fazer voar e tão pouco que atenderá a necessidade operacional.

Depois de adquirida, uma aeronave que não teve o seu perfil escolhido com base em uma apreciação sólida, quanto à sua aplicação e sustentabilidade, passará a ser um grande problema, consumindo tempo, energia, recursos e quase sempre a consequência virá em forma de baixa produtividade operacional, desgaste de imagem institucional e dos gestores.

Cuidados e critérios bem definidos para construir um processo de aquisição de aeronave, fazem parte de uma gestão focada na prestação de serviços de alto padrão à sociedade, garantindo eficiência e zelo para com o erário.

Bons voos, com boa gestão!

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários