Reforço aéreo controlou 10 focos de incêndio nos últimos três dias no Piauí

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Piauí – Desde o último sábado (27), o Batalhão do Corpo de Bombeiros do Piauí conta com o reforço de uma aeronave no combate aos focos de incêndio. Um avião, com capacidade de armazenar até 1.500 litros de água, tem acelerado o controle dos focos na zona rural e urbana da Grande Teresina. Trata-se de uma avião Air Tractor AT-502B, PP-BAZ, de uma empresa de aviação agrícola contratada pelo Estado.

Atuação dos bombeiros contra os focos de incêndio (Corpo de Bombeiros)
Atuação dos bombeiros contra os focos de incêndio (Corpo de Bombeiros)

De acordo com o major Egídio Leite, a aeronave já deu apoio a pelos menos 10 focos de queimada desde que chegou à capital. O reforço aéreo contribuiu na identificação e no combate a focos na Usina Santana, na Zona Sudeste de Teresina, nos povoados Cacimba Velha e Soinho, e outro no município de José de Freitas, a 48 km da capital. Todos devidamente controlados, garante o Corpo de Bombeiros.

“Essa aeronave tem combativo os incêndios na região metropolitana de Teresina bem como tem viabilizado o reconhecimento de locais mais vulneráveis com ocorrência de incêndios através de fotografias que são feitas por meio dela. Ou seja, a atuação das viaturas somada ao apoio dessa aeronave tem permitido extinguir esses fotos de incêndio mais rapidamente”, explicou o major Egídio.

Em conjunto com a aeronave permanecem em diligências as viaturas dos Bombeiros e o trabalho dos carros-pipa. A base do reforço aéreo é o Clube de Ultraleves de Teresina, que fica próximo a localidades rurais como da Cacimba Velha.

Atuação dos bombeiros contra os focos de incêndio (Corpo de Bombeiros)
Atuação dos bombeiros contra os focos de incêndio (Corpo de Bombeiros)

Tempo como aliado

Os focos de incêndio e a propagação do fogo deverão ser afetados pelas mudanças na temperatura sentidas nas últimas horas. “Com a diferença de temperatura e a presença desse tempo nublado, tem diminuído o número de ocorrências. Hoje e amanhã, com previsão até mesmo de chuva, teremos um período de tranquilidade se as previsões forem confirmadas”, afirmou o major.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) divulgou a previsão do tempo para os próximos três dias na capital e no Piauí e revelou que a temperatura tende a ficar mais baixa nesse período, com máxima de 38º no Estado. de acordo com a previsão, Teresina deve registrar chuvas entre esta terça-feira (31) e o feriado do Dia de Finados, dia 2.

Governo do Piauí, por Valmir Macêdo.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários