Relatório Final do acidente com HB350B, PT-HMM, aponta falha no motor

CENIPA publicou Relatório Final sobre acidente com a aeronave PT-HMM, um helicóptero modelo HB-350B, ocorrido em 19/09/2006, classificado como falha do motor em voo.

A aeronave decolou do pátio da aviação geral do Aeródromo Pinto Martins, em Fortaleza, CE (SBFZ), às 06h26min, com um piloto e três passageiros a bordo, com destino ao município de Baturité, CE.

Aproximadamente 10 minutos após a decolagem, ao cruzar o município de Guaiúba, o piloto percebeu uma repentina perda de potência e iniciou uma autorrotação para pouso em emergência.

A aproximação foi feita para um local não preparado, nos fundos de uma propriedade particular. O piloto e os três passageiros sofreram lesões graves e a aeronave teve danos de grande monta e sua recuperação foi considerada economicamente inviável.

Segundo o que ficou apurado pela investigação, a aeronave apresentava um problema crônico de lubrificação, com histórico de limalha e trocas do rolamento G3 do motor Arriel 1. Essa situação agravou-se quando a aeronave passou a ser operada sem a devida manutenção preventiva diária, em local de atmosfera salina e foi submetida a uma revisão executada de forma deficiente.


Relatório Final – PT-HMM


Fonte: CENIPA

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

um + quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários