Relatório Final do acidente com o Schweizer 269C-1, PR–SCO, de Alagoas

O CENIPA divulgou o relátorio final da investigação do acidente com o helicóptero  modelo Schweizer 269 C-1, matrícula PR–SCO (Águia 01), pertencente à Secretaria de Defesa Social (SDS) de Alagoas, DIOPAER, que acidentou-se em 19/10/2009 em um conjunto habitacional no bairro do Tabuleiro dos Martins, na periferia de Maceió/AL.

Dentre as recomendações de segurança emitidas pelo CENIPA, destaca-se algumas que são dirigidas à ANAC e SENASP, mas são muito interessantes para todos os operadores de segurança pública do Brasil:

1) Certificar-se, por ocasião das Vistorias de Segurança de Voo realizadas nos operadores de Segurança Pública e/ou Defesa Civil, do preenchimento adequado do Diário de Bordo.

2) Apreciar a estrutura mínima organizacional voltada para os Operadores de Segurança Pública e/ou Defesa Civil, quando apresentada pela SENASP, visando incluí-la na legislação pertinente.

3) Instituir um grupo de trabalho por meio do Conselho Nacional dos Operadores de Segurança Pública e/ou Defesa Civil, visando consubstanciar a implementação de uma estrutura mínima organizacional, a ser adotada no âmbito desse segmento, com o propósito de padronizar e otimizar a gestão técnica, administrativa e de Segurança de Voo.

4) Submeter a proposta de estrutura mínima organizacional à apreciação da ANAC com intuito de permitir a sua inclusão na legislação pertinente.

Leia aqui o Relatório Final na íntegra

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Que bom que estávamos no caminho certo, espero que a gestão atual faça algo diferente e de bom para a nossa Aviação de Segurança Pública. O tempo dirá.

    Que Alagoas possa aprender com seus erros e fazer crescer esta Aviação tão importante para o estado. Doutrina e padronização sempre será o caminho para uma Aviação segura.

    Esta é uma aeronave do legado o Pan, distribuída de forma política e não técnica, onde o estado não estava preparado, em 2007.

    TC Gonçalves
    Piloto – PMDF

Escreva um comentário

quatro + dez =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários