CIOPAer/CE recebe visita de comitiva do Estado de Goiás

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Estado do Ceará recebeu no dia 29 de agosto de 2011 uma comitiva composta pelo Coronel BMGO Carlos Helbingen Júnior – Comandante-Geral do CBMGO, Coronel PMGO Raimundo Nonato de Araújo Sabino – Comandante-Geral da PMGO, Cel BMGO Múcio Ferreira dos Santos – Comandante do 1º Comando Regional do CBMGO, TC PMGO Jairo – Gerente de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Sr. Antônio Guido Siqueira Pratti – Chefe de Gabinete do Secretário de Segurança Pública de Goiás, acompanhados do Coronel BMCE Josileno Vitoriano – Comandante Geral do CBMCE.

A comitiva teve como objetivo fundamental visitar as instalações da CIOPAER, bem como, conhecer sua estrutura organizacional e a dinâmica da integração dos órgãos na atividade da aviação segurança pública.

Inicialmente Cel PM Monteiro, Coordenador da CIOPAER, proferiu uma palestra que abordou as diversas fases da aviação de segurança pública no Estado do Ceará até os dias atuais, ressaltando a perfeita integração de todos os órgãos que compõe o sistema de segurança pública no Estado que trabalham sob uma doutrina única relativa à aviação.

O Delegado Alves, Coordenador Adjunto, explanou sobre a harmonia no desenvolvimento das atividades da CIOPAER, mostrando a perfeita e equilibrada integração entre as forças de segurança pública do Estado do Ceará, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.

Após a palestra, a comitiva iniciou a visita nas instalações da CIOPAER pela Célula de Ensino e Instrução com ênfase na CIASPEC, Centro de Instrução de Aviação de Segurança Pública do Estado do Ceará.

O Coronel PM Monteiro, explanou que atualmente encontram-se em andamento os Cursos Práticos de Piloto Privado de Helicóptero e Prático de Piloto Comercial de Helicóptero, estando no processo de formação, além dos pilotos do Estado do Ceará, pilotos dos Estados do Amazonas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. O Coronel Ressaltou ainda que já foram formados pela CIASPEC pilotos do Estado dos Estados do Pará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Rio de Janeiro e Tocantins.

Na Célula de Operações, foram apresentados os manuais operacionais da CIOPAER aprovados pela ANAC. Os visitantes também conheceram o sistema de monitoramento do programa ronda do quarteirão, bem como, conheceram a rotina do planejamento das operações com as aeronaves que tem como base os dados estatísticos gerados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

Na Célula de Manutenção Aeronáutica a comitiva pode acompanhar parte da dinâmica da manutenção das aeronaves que compõe o esquadrão Fênix, recebendo informações sobre o controle técnico de manutenção que visa proporcionar a constância da operacionalidade da CIOPAER.

Ao final da visita o Dr. Antônio Guido ressaltou a importância das experiências colhidas pela comitiva e parabenizou pelo brilhante trabalho e organização da CIOPAER, levando para o seu Estado um modelo de integração das forças públicas no Estado do Ceará.


Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.


6 COMENTÁRIOS

  1. Ao ler esta matéria sobre o Ciopaer do Estado do Ceará, eu vejo que o trabalho, o planejamento e a execução concebida pelo Cel PM Monteiro, somente resultaria em um resultado concreto e sólido tornando-se exemplo em todos os aspectos fundamentais para o exercício das atividades aéreas no campo da segurança pública e de defesa civil.

    Meus parabéns a todos que fazem, mantém e, acima de tudo, voam no CIOPAER/CE, nada do que é dito ou escrito é mera formalidade – é a pura verdade e testemunho da plenitude de uma unidade aérea que já esteve no fundo do poço e hoje vive e colhe os frutos do trabalho sério e organizado.

    TC BM Paulo Rogério de Andrade Lima
    Piloto de helicóptero

  2. Ao ler esta matéria referente ao CIOPAER-CE, eu vejo que o trabalho, o planejamento, a execução e a administração do Cel PM Monteiro apresenta os seus resultados: a consolidação de uma unidade aérea de segurança pública.
    A consolidação está materializada quando se reconhece a qualidade e as virtudes de uma instituição por todos que atuam na atividade aérea de segurança pública e de defesa civil. Parabéns a todos que fazem, administram e, principalmente, voam o CIOPAER com excelência e segurança.

    TC BM Paulo Rogério de Andrade Lima.
    CBMRN/piloto de helicóptero

  3. É com grande satisfação e orgulho que faço parte da família CIOPAER, que mantem acesa a chama da integração entre as instituições e vem se consolidando a cada dia como referência nacional.

    Parabéns a todos que fazem parte dessa família que está se ramificando pelos estados do Brasil.

    Alfredo Arnaud

  4. parabéns aõs meu amigos do ciopaer/ce os fenix
    tive o prazer de conhecer o cel.monteiro e toda sua equipe de guerreiros
    eles tem uma historia de vitória.

  5. Abraços a todos os companheiros do CIOPAER/CE, em especial ao seu Cmt e mentor Ten Cel PM Monteiro e ao amigo Cap PM Capelo (Aspirantes 2002).

    Bons voos/Go Ahead

    Cap PM Thiago Balbi
    GRAer/AM

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários