Resgate 03 do GAvOp/CBMDF atua em colisão na cidade de São Sebastião/DF

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A Base Resgate foi acionada pelas equipes do CBMDF e SAMU de São Sebastião para suporte avançado à colisão seguida de capotamento de um caminhão de recolhimento de lixo que trafegava na via que liga o bairro Jardim Botânico à cidade de São Sebastião. No dia 19/06, às 13:30h, o Resgate 03 decolou em direção ao local da ocorrência, onde o caminhão havia colidido com dois postes de iluminação pública e capotado em seguida.

Resgate 03 pousado no local do acidente.

O acidente vitimou três pessoas, já avaliadas pelas equipes do CBMDF e SAMU em solo. A vítima mais grave sofreu Trauma Crânio Encefálico (TCE), estava com cortes na face e tinha uma fratura exposta no punho direito. A equipe de solo administrou oxigênio contínuo sob mascara facial e puncionou duas veias para infundir soro. Ao ser avaliado pela equipe do Resgate 03 (suporte avançado), estava muito agitado, com saturação de oxigênio baixa, e recebeu grau 7 na Escala de Coma de Glasgow.

Para o transporte aéreo, foi optado por intubação traqueal, após sedação com midazolam e bloqueio neuromuscular com succinilcolina. Antes da decolagem, a outra vítima (suposto motorista do caminhão) foi avaliado. Não respondia aos chamados, mas estava com reflexos e sinais vitais estáveis, portanto foi transportado via terrestre.

Durante o voo a pressão arterial do paciente diminuiu (suspeita de choque hipovolêmico) e foram infundidos mais 500ml de cristalóides. A hipotensão levantou a suspeita de trauma abdominal, uma vez que a ausculta respiratória e expansão torácica estavam normais. De fato, o abdome da vítima estava tenso e foi realizada ultrasonografia imediatamente ao chegar a Sala de Trauma do Hospital de Base.

Médico e Enfermeiro do Resgate 03 em atendimento a uma das vítimas.

A integração entre as equipes de atendimento pré-hospitalar permitiu o atendimento adequado dos pacientes, com utilização de recursos extraordinários (suporte avançado aerotransportado) para um caso mais grave. A avaliação correta no local e acionamento do helicóptero no tempo certo permitiu a continuidade do atendimento até o mais alto grau de complexidade. As equipes do CBMDF, SAMU e Hospital de Base mostraram profissionalismo e dedicação ao ajudar uma pessoa no momento em que se encontrava mais vulnerável.

Com a vítima embarcada, o Resgate 03 decolou do local do acidente com destino ao Hospital de Base de Brasília, lá pousando por volta de onde a equipe de trauma já aguardava o paciente.

Equipe de Serviço:

– Comandante: Maj Portela;
– Copiloto: Maj Noble;
– Médico: Ten Vilela;
– Tripulantes Operacionais: Sgt Rogério Campos e Cb Ivan Rocha (Enfermeiro).


Fonte e fotos: Equipe de serviço da Base Resgate em 19/06/2011, via Blog Resgate Aéreo.


- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários