Um Breve Histórico da DOA – PRF/SC

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Dia a Dia do Resgate Aeromédico – Equipes de Pilotos, Operadores de Equipamentos Especiais do Departamento de Polícia Rodoviária Federal em conjunto com Médicos(as)e Enfermeiros(as) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU, realizando remoções Interhospitalares e resgate de vítimas severas a bordo de uma aeronave Bell 407, em todo Brasil.

As atividades de “Resgate Aéreo” em Santa Catarina começaram com a “Operação Verão” da PRF em Dezembro de 2000, trabalhando em conjunto com o “Grupamento Aéreo” da PMSC (GRAer), atualmente Batalhão de Aviação da PMSC. Quando uma aerovane (BELL 407) foi deslocada para Florianópolis, permanecendo no estado até o dia 06-03-2001. Nesta primeira experiência, contamos com o apoio de “SOCORRISTAS” da 8ª SPRF, sendo ofertado “Suporte Básico” no atendimento das ocorrências, que foram um total de setenta e cinco (75).

Na “Operação Verão” de 2001, novamente no Estado de Santa Catarina, desta vez nas instalações do Aeroclube de Santa Catarina (SSKT).

A atividade permaneceu até o dia 08-05-2002, quando a aeronave e equipe, foram levados para o RS.

No ano de 2003, foi instalada, em definitivo, a BASE DOA SC, em 17-07-2003, novamente no Aeroclube de Santa Catarina (SSKT). Ali permanecendo, realizando atividade de suporte básico, até dezembro de 2005.

Em 30-12-2005, iniciu-se a atividade de “Transporte Aeromédico” na DOA-SC, após convênio do MJ e MS, onde os representantes são DOA-DPRF e SAMU. Com esta nova configuração de trabalho, passamos a servir a comunidade com “Suporte Avançado” no atendimento de ocorrências de trauma (acidentes rodoviários) e transporte inter-hospitalar.

Passam a fazer parte da equipe, um Médico(a) e um enfermeiro(a), além de equipamentos e medicamentos necessários ao etendimento de maior complexidade.

Em Maio de 2006, a BASE DOA SC, mudou-se para seu novo endereço, no KM 203 da BR 101, em Serraria, município de São José na região metropolitana de Florianópolis.

Até o presente momento, já foram realizados 1.072 atendimentos (primários e secundários), além de patrulhamento aéreo, transporte de autoridades e captação de órgãos para transplante.

Com a ajuda de “TODOS”, estamos conseguindo prestar um serviço de qualidade a toda a comunidade da região sul do BRASIL.


Fonte: Resgate Aeromédico – PRF / SAMU – BRASIL

Postado por Aurélio Leal.


- Anúncio -

3 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários