Salvamento na Serra do Mar mobilizou o GRPAe e o COE da PMESP

Imagens exclusivas e vídeos do salvamento mostram a dificuldade enfrentada pelos policiais, o sofrimento e a alegria do salvamento.

São Paulo – Às 07:30h do dia 04/04/2010 o helicóptero Águia 5, da Polícia Militar de São Paulo, foi acionado pelo Comando de Operações Especias (COE) da PMESP para a busca de 28 pessoas perdidas na serra do mar. Foram fornecidas as coordenadas do Vale dos Rios Itutinga e Pilões, na cidade de Cubatão, onde possivelmente estariam as vítimas.

Segundo informações as vítimas teriam adentrado na mata na sexta feira à tarde e três delas conseguiram sair da mata, restando 25 no local. O grupo se perdeu durante um passeio que saiu de Parelheiros, na Zona Sul da capital paulista, com destino a Mongaguá, no litoral do estado.

Acampamento na noite de sábado, 03/04/2010. Aguardando socorro.

Após realização do planejamento do voo, “briefing” com as equipes, instalação dos equipamentos na aeronave, iniciou-se a operação da aeronave. O Águia 5 decolou da Base do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, sediada na cidade de Praia Grande, com dois policiais militares do COE, a fim de realizar a infiltração pelo rapel, desde que as vítimas fossem localizadas.

Por volta das 09:00h as vítimas foram localizadas no meio do rio, acenando para a aeronave e mostrando que havia uma pessoa ferida entre elas. Assim os dois policias militares do COE, utilizando-se da técnica do rapel, foram deixados com as vítimas.

Em seguida foi feita uma avaliação do local, onde se verificou a possibilidade de aproximação a baixa altura, para embarque das vítimas, pois havia uma confluência entre dois rios, cerca de 300 metros rio acima, onde o espaço era suficiente para a aeronave, no entanto, a área deveria ser preparada para que a aeronave aproximasse com segurança.

Caminhada para o local do embarque das vítimas

Com os dois policiais militares do COE, auxiliando as vítimas, conduziram-nas, cerca de 300 metros rio acima, a fim de preparar o local para o salvamento. O Ten Guilherme, mais três policiais militares do COE , conduziram as 25 pessoas ao local determinado. Nesse interim o Águia 5 retornou à BRPAe Praia Grande, reabasteceu e embarcou mais dois policiais do COE, para que fossem até a confluência dos rios e ajudassem na preparação e retirada das pessoas.

Preparação do local pelos policiais do COE da PMESP

Iniciada o operação de salvamento, foram embarcadas, a baixa altura, as três primeiras vítimas, cuja ordem estabelecida foi de pessoas mais debilitadas, mulheres, idosos e homens. A operação prosseguiu com mais três voos até o local, até que as condições meteorológicas não permitiram a operação com segurança. Foram retiradas 12 vítimas (9 homens e 3 mulheres) pelo Águia 5, com o apoio dos policias do COE.

Policiais do COE aguardando a aeronave

Após os retorno da aeronave, por volta das 11:45h, chegaram ao local mais quatro patrulhas do COE (12 Policiais), que tinham saído da Estação Evangelista, no topo da serra do mar, caminhando pelo rio. Chegaram no local exato, juntado-se aos demais policiais e às vítimas, o que possibilitou a retirada das 13 vítimas restantes com segurança. (vítimas que estavam em melhores condições físicas)

Clique e assista aos vídeos do salvamento das vítimas, com o apoio do COE.

Com os policiais do COE no local, iniciou-se uma caminha, serra a cima, a fim de interceptar a linha de trem. Foi feito contato com a empresa responsável e disponibilizaram um “auto de linha”. Assim as vítimas e políciais prosseguiram cerca de 4km no “auto de linha”, entretanto, em determinado local não foi possível prosseguir, momento em que iniciaram caminhada por cerca de 3 km até a Estação Paraitinga.

Aproximação do Águia 5 na mata para embarque das vítimas

Esse trajeto durou cerca de 8 horas. Da Estação foram transportados até a BRPAe Praia Grande, local onde estavam aguardando os familiares das vítimas. Por volta das 21:30h todos estavam salvos. Missão cumprida.

Embarque de uma das vítimas no Águia 5 com o apoio dos policiais do COE

As vítimas foram acomodadas no hangar da BRPAe Praia Grande, onde receberam assistência. A vítima ferida, Srª Antonia, foi socorrida ao PS e logo recebeu alta, pois não foi constatada nenhuma fratura ou trauma mais grave, apenas uma contusão nas costelas em função de queda nas trilhas.

Embarque de uma das vítimas no Águia 5 com o apoio dos policiais do COE

A equipe do Águia 5: Cmt Anv – Ten Rodrigues, Cmt Op – Cap Adriani, Tri Op lançador – Sgt Walter.

Salve os gloriosos policiais militares do Comando de Operações Especiais da PMESP – SELVA!


Vídeos e fotos: Edison Batista de Souza


20 COMENTÁRIOS

  1. Não poderia de deixar meus agradecimantos, pois fui um dos desaparecidos. Fomos muito bem instruidos tanto pelo grupo de solo (COE) eo grupo aério. Em especial aos Cmt Anv – Ten Rodrigues, Cmt Op – Cap Adriani, Tri Op lançador – Sgt Walter, equipe do AGUIA 5 que com uma destreza impressionate fez nosso salvamento. Fica aqui os agradecimentos de todos nossos familiáres que sofreram juntos à nossa espera.
    Obrigado.
    EDSON.

  2. Mais um “perdidos na mata”… Já compensa fazer até um POP sobre o atendimento dessas ocorrências na Base de Praia Grande. Só espero que continue sem ter vítimas fatais tais “passeios”.

    Parabéns aos pilotos e principalmente ao Sgt Walter, pelo profissionalismo demonstrado no vídeo, posicionamento na cabine, orientação de aproximação e embarque das vítimas com a alça de embarque, fora o show da área restrita. Chegou sua vez e a fez com maestria.

    Parabéns Gallo e Adriani…

    Abração

    Mena

  3. Parabéns a tripulação da BRPAe Praia Grande e aos nobres guerreiros do COE.

    “Qualquer missão,em qualquer lugar,a qualquer hora,de qualquer maneira”.

    CAP BTO

  4. Sabemos das dificuldades e perigos que uma operação deste porte envolve, porém, conhecemos o profissionalismo e capacidades de todos os envolvidos e responsaveis por dar solução a este tipo de acontecimento!
    Ao Sgt Walter, show de bola meu amigo. Fico muito feliz em te ver nesta posição, principalmente pela pessoa que é e depois por sua dedicação e prestatividade. É merecedor do nosso respeito e admiração!

    Como nosso Cmt Ten Mena Barreto citou e temos que repetir por razões óbvias, foram precisos na área restrita, sem pressa, Walter bem posicionado, orientando a alça de embarque, acomodando vitima e pertences e verificando posição da anv… Tudo isso foi observado por todos!

    Ao Cap Adriani e Ten Rodrigues,agradeço a Deus por estarem no nivel de exelência que estão e, tenho certeza, por transmitirem a toda tripulação a “segurança e tranquilidade”, caracteristicas marcantes de ambos.

    Parabéns ao COE por estarem sempre prontos e por serem serteiros!

    Abraço a todos!

    Sgt PM Edmar
    Tripulante Operacional
    BRPAe Praia Grande – SP

  5. Parabéns à tripulação pelo salvamento nessa área tão restrita e aos policiais do COE.

    Abraço ao pessoal da BRPAe da PG.

    Sd Pm Jayr
    17º GB Praia Grande-SP

  6. Parabens Cap Adriane,Ten Rodrigues , Sgt Walter pelo exelente trabalho e profissionalismo e parabens tb a equipe do COE tb sempre presentes em situações complicadas e não podemos esquecer tb aos companheiros que ficaram em solo proporcionando apoio logistico os demais tripulantes que permaneceram em QAP na sala de Rádio e prontos com equipamentos adicionais caso nescessário fosse a equipe de mecânicos parabens Equipe “A”
    CB PM Oliveira-BRPAe Praia Grande – SP
    Equipe “B”

  7. Fui mais uma vez agraciado, por estar de serviço nesse dia e acompanhar de perto a chegada das vítimas ao solo.Pude observar a emoção de pessoas, que por pelo menos um momento pensaram na morte.Porém com a estratégia,perícia e profissionlismo de cada policial …VIDAS FORAM SALVAS.PARABÉNS aos guerreiros do COE e BRPae PRAIA GRANDE.

  8. Acompanhei essa ocorrência, não foi no físico mas no coração pois meu marido sgtºWalter estava participando da mesma. Por telefone me contou o que estava acontecendo e eu por conhecê-lo e conviver com um homem tão profissional e dedicado saberia que tudo iria dar certo..e deu!!Não pouparei elogios pois seu dever militar, sua farda são seus maiores orgulhos, e a “base” para ele é como um templo sagrado.
    Aproveitando a oportunidade para agradecer aos competentes oficiais pelo desempenho e a confiança depositada no trabalho do meu herói.

  9. Parabens pela excepcional atuacao de todos e pouco. Me sinto muito honrado por pertencer a este grupamento e ter companheiros com tamanha destreza profissionalismo e dedicacao como nosso amigos da Base de Praia Grande. Que Deus os torne cada vez melhor, para melhor servir, sempre. Parabens a todos

  10. Parabéns aos amigos do Brpae da Praia Grande,o grande profissionalismo desdes nobres golegas fizeram pessoas de bem retornarem aos seus lares,um abraço a todos.

    Sd Elias

  11. Aos amigos
    Quero parabenizar a toda Equipe do Aguia 05, COE e demais envolvidos, pois sabemos para que este tipo de Operação tenha êxito, existe toda uma estrutura e preparação anterior a ela propriamente dita (coordenação)entre homens e logistica.
    Mas não esquecendo dos demais quero em especial parabenizar o Sgt PM Walter que faz seu voo solo em relação em operação de salvamento, vejo agora que todo o treinamento e dedicação por parte dele veio a ser recompensado pela eficaz atuação frente a situação adversa a qual foi enfrentada. Sabemos que este é o primeiro de muitos que virão e com certeza com tanta propriedade ou melhor que este.

    Parabéns Sgt Walter

    Sgt PM Eduardo Gomes
    Tripulante Operacional
    BRPAe PGd

  12. REDUNDANTE SERIA DIZER: MEUS PARABÉS,À ESTES ¨BRAVOS GUERREIROS DO AR¨, POIS SERIA MUITO POUCO DIANTE DE TANTAS AÇÓES BEM SUCEDIDAS DEMONSTRANDO PROFISSIONALISMO, DEDICAÇÃO, EMPENHO, SUPERAÇÃO E SEM DÚVIDA ALGUMA, AMOR À PROFISSÃO E A CAUSA PÚBLICA.
    CAUSA-ME MAIS ORGULHO E ADMIRAÇÃO SABER QUE UM IRMÃO DE FARDA, DO MELHOR CURSO DE SARGENTO QUE A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PODERIA TER PROPORCIONADO,TENHA ATINGIDO O ÁPICE NA SUA PROFISSÃO, NÃO POR OCASIÃO, MAS POR COMPLETO MERECIMENTO. SARGENTO PM VALTER,TRIPULANTE OPERACIONAL, QUE DEUS OS ABENÇOE MEU IRMÃO E OBRIGADO POR TER PROPORCIONADO À MINHA FAMÍLIA A HONRA E O PRAZER DE CONHECER O VOSSO TRABALHO. CONTINUO TORCENDO PARA DESENCADEARMOS UMA MEGA OPERAÇÃO JUNTOS PELA ÁREA DO 39 BPM-I. GRANDE ABRAÇO AOS ¨HOMENS COM A DESTREZA E OLHOS DE ÁGUIA.¨
    SGT PM PIMENTEL. (JÚNIOR).

  13. Que nem o Ten Mena diz, mais um “Perdidos na mata”, deixo aqui meus Parabéns as Equipes participantes da Operação quer seja em terra ou no ar.

  14. É de muito orgulho ter como filho o ten Rodrigues, eximio piloto que arrisca sua propria vida a favor de outros, Parabens a todos da equipe que participaram desse impecavel salvamento.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois × quatro =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários