- Anúncio -

Paraná – O serviço aeromédico do SAMU Regional Norte Novo, com sede em Maringá, realizou dois transportes de órgãos nesta segunda-feira (8). No primeiro caso, os socorristas levaram de helicóptero uma equipe de médicos para a Santa Casa de Paranavaí para fazer a captação de um coração.

Inicialmente enviaram um avião Seneca para a captação, porém o mau tempo impediu que a aeronave prosseguisse. Assim, o helicóptero do SAMU transportou a equipe de captação. Mais tarde o avião pousou em Paranavaí e realizou o transporte da equipe e do coração até Curitiba.

No segundo transporte, a equipe do SAMU Aeromédico transportou fígado, baço, rins e linfonodos de Paranavaí para o aeroporto de Maringá, onde os órgãos foram encaminhados por avião do transporte regular para serem transplantados em um paciente em Curitiba.

Nesse dia, houve também o transporte de um fígado captado na Santa Casa em Maringá para o UOPECCAN (Hospital de Câncer de Cascavel). A Polícia Rodoviária Federal realizou a escolta do órgão. O órgão chegou às 20h00 no Hospital.

Esse transporte não foi feito pela equipe aeromédica porque foram acionados, por volta das 16h30, para um resgate na PR-463, entre os municípios de Santo e Inácio e Colorado. Foi uma colisão frontal entre dois veículos com três vítimas.

O SAMU de Colorado e o Corpo de Bombeiros participaram do socorro. Um homem de 23 que estava preso às ferragens foi desencarcerado pelos bombeiros e apresentava TCE e trauma de tórax. Foi estabilizado e levado de helicóptero ao Hospital Universitário de Maringá. As outras duas vítimas foram levadas pelo suporte básico do SAMU.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários