- Anúncio -

Alagoas – Desde dezembro de 2003 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Alagoas já realizou 770.874 atendimentos. Com isso, nos 17 anos de funcionamento, completados nesta quarta-feira (16), o serviço tornou-se uma referência para a população alagoana na assistência pré-hospitalar móvel terrestre e aéreo.

O SAMU Alagoas já salvou a vida de milhares de vítimas de acidentes de trânsito, de afogamentos, queimaduras, quedas de altura, e de pessoas com ferimentos por arma branca ou por arma de fogo. O serviço também é referência por socorrer alagoanos com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de tantos outros casos de urgência e emergência.

O SAMU cobre 100% do território alagoano, com as Centrais Maceió e Arapiraca, além de 35 Bases Descentralizadas. No total, são 59 ambulâncias, distribuídas em 37 dos 102 municípios alagoanos, além de nove motolâncias e o serviço aeromédico.

Socorristas da aeronave Falcão 05, que atua em resgates junto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), auxiliaram as equipes médicas no socorro de vítimas. Foto: CAESP.

Aeronave exclusiva

Para garantir ainda mais agilidade nas ocorrências feitas pelo SAMU Alagoas, o Governo do Estado, por meio da Sesau, possui uma aeronave exclusiva disponibilizada para o Serviço Aeromédico, que, em 2020, completou 10 anos de funcionamento. Alagoas é o único Estado do Nordeste a possuir uma aeronave exclusiva para fazer o serviço de resgate aeromédico.

O helicóptero do serviço aeromédico é operado pela Chefia Aérea Especial da Segurança Pública (CAESP) e é tripulado por um médico e um enfermeiro do SAMU, por um tripulante operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas e por um piloto da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A aeronave pode ser acionada para qualquer local do Estado, com a equipe aeromédica fazendo resgates de vítimas de acidente de trânsito em rodovias, vítimas de afogamento em mares, e também transferências inter-hospitalares, e em alguns casos, transportando pacientes para estados vizinhos.

SAMU Alagoas completa 17 anos de atendimento pré-hospitalar móvel terrestre e aéreo.
- Anúncio -