- Anúncio -

Acre – Na manhã de sábado (04), o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) realizou o transporte de uma médica e uma enfermeira do SAMU até o Povo Xinane, no alto rio Envira (fronteira Brasil/Peru), para que pudessem prestar atendimento a uma criança recém-nascida.

O primeiro chamado para a central do SAMU aconteceu na tarde da sexta-feira (03), e em razão da distância e do horário, a operação foi planejada para o dia seguinte. Pela manhã, decolaram da base em Rio Branco e voaram até o município de Santa Rosa, em um voo de 1h e 30m de duração.

Em seguida realizaram o segundo voo, com 45 minutos de duração, de Santa Rosa até a Aldeia Xinane para que o bebê pudesse ser atendido pela equipe de saúde.

“Foi praticamente o dia todo de missão, trata-se de um povo indígena de contato recente, fizemos a assistência por telefone logo no primeiro contato, para estabilizar o quadro clínico da criança e dar tempo de nossa equipe chegar ao local. Foram aproximadamente 10h de missão, e a criança já está em tratamento”, relatou o coordenador do SAMU, Pedro Pascoal.

- Anúncio -