- Anúncio -

Paraná – Na segunda-feira (25), a UniCesumar doou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maringá o equipamento “EZ-IO”, um dispositivo intraósseo eletrônico que facilita a obtenção de acesso vascular para atendimento a pacientes graves.

Serão entregues dispositivos EZ-IO para todas as unidades de atendimento avançado do SAMU, incluindo o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) e o Serviço Aeromédico do SAMU Norte Novo, com sede em Maringá. Será o primeiro SAMU do Paraná equipado com EZ-IO e um dos poucos do Brasil.

O investimento realizado foi de cerca de R$ 50 mil. Além disso, também foi entregue para a prefeitura todos os projetos para a construção da Ala da Mulher no Hospital Municipal de Maringá. Serão investidos 10 milhões. Também foram liberamos recursos para compra de equipamento de torre de vídeo para cirurgias bariátricas.

EZ-IO

EZ-IO, vem da pronúncia da palavra “easy” (“fácil”, em inglês) e da sigla IO, vinda da palavra intraóssea. O dispositivo será usado por atendentes para acessar o interior dos ossos do paciente para administração de medicamento em situações de emergência, ou para repor grande volume de líquido diante de paciente que perdeu muito sangue.

Nos hospitais, os acessos vasculares mais frequentes são as veias. Mas, em muitas situações graves como parada cardíaca ou colapso da circulação por perda de sangue, os acessos venosos são difíceis ou demorados. Assim, uma alternativa é introduzir agulhas dentro de ossos que se comunicam diretamente com as veias, permitindo o uso desta rota para administrar medicações. Serviços de referência mundial já adotaram o uso da EZ-IO.

PARCERIA ENTRE SIMULAB E SAMU

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, ressaltou a parceria de longa data entre o município e a UniCesumar. Desde 2018 todos os alunos do 6º ano passam em estágio curricular no SAMU através de convênio firmado com a prefeitura. Alunos realizam estágio nas unidades avançadas. Um novo convênio já foi firmado e a partir de 2020 alunos do 5º ano também passarão a estagiar no SAMU.

Em contrapartida, o Laboratório de Habilidades Clínica e Simulação Realística (SimuLab) da UniCesumar é campo da educação permanente para equipes do SAMU semanalmente. Além disso, grande parte dos docentes do 4º, 5º e 6º ano do curso de Medicina atuantes no SimuLab são médicos e enfermeiros do SAMU. A UniCesumar já formou mais de 100 mil profissionais nos quase 30 anos de atividades.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários