Santa Catarina – O Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASUL) completou seis meses desde sua implantação. O serviço é custeado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC) e, em parceria com o SAER da Polícia Civil, atende toda a Mesorregião Sul Catarinense, compreendida pelas associações dos municípios AMREC, AMESC e AMUREL.

A empresa Ozz Saúde, contratada pelo consórcio, é responsável pela execução do serviço, que prevê a disponibilização de pessoal, materiais médicos e medicamentos. Para a operação aeromédica um médico e um enfermeiro ficam de prontidão por 12 horas na base do SAER da Polícia Civil, 07 dias por semana. O contrato ainda prevê um farmacêutico disponível por 20 horas semanais.

O serviço é gratuito e exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo levantamento apresentado pelo Coordenador Médico, José Nixon Batista, o SARASUL realizou no período 121 atendimentos, com um média de 20 operações aeromédicas por mês. Desses atendimentos, as maiores incidências foram de casos de politrauma, seguido de infarto agudo do miocárdio e afogamento.

Números de atendimentos

Tipos de atendimentos

Salvando vidas

Na tarde de terça-feira (13) foram acionados para mais um atendimento. Um homem de 65 anos, vítima de mal súbito, precisou do serviço. Bombeiros voluntários de Jaguaruna chegaram rapidamente ao local e constataram parada cardiorespiratória, iniciando de imediato as manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

Com a chegada da equipe do SARASUL e início do suporte avançado de vida o paciente retomou o ritmo cardíaco e pode ser transportado pelo helicóptero até o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Foram necessários 43 minutos de massagem cardíaca e demais procedimentos para a reversão do quadro.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quinze + três =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários