- Anúncio -

São Paulo – Na tarde de terça-feira (13), aconteceu o IV Seminário Aeromédico durante a LABACE, maior feira de aviação executiva da América Latina, no Aeroporto de Congonhas, no período de 13 a 15 de agosto. O Seminário, organizado pela Associação Brasileira de Operadores Aeromédicos (ABOA), contou com palestras e palestrantes especialistas do setor e foi mediado pelo Cel PM Carlos Eduardo Falconi, presidente da ABOA.

A primeira palestra abordou o tema serviços aéreos de helicóptero de emergência na Itália, apresentado por Fabio Nannoni e Paul de Jonge, ambos da fabricante Leonardo, empresa global de alta tecnologia aeroespacial, defesa e segurança. Em seguida o Cel PM Ricardo Gambaroni da ABOA falou sobre implantação do aeromédico no Brasil.

LABACE reuniu especialistas do setor no IV Seminário Aeromédico em São Paulo. Foto: Divulgação ABOA.

Um dos assuntos que chamou a atenção dos participantes foi a palestra da Secretária Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), Silvia Nobre Waiãpi. A secretária abordou a aplicação da Portaria 2048/2002 nas operações aeromédicas e sobre as ações da SESAI para aumentar a segurança dos voos, como a homologação de pistas de pouso em terras indígenas.

Silvia, em sua apresentação, indicou a existência de 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) no país, 16 deles nos territórios da Amazônia Legal. São aproximadamente 326 mil pessoas, o que representa 44,12% da população indígena do país.

Para garantir atendimento de saúde aos habitantes dessa região, a SESAI utiliza empresas de táxi aéreo contratadas para as remoções desses pacientes até unidades estruturadas que realizam atendimentos de média e alta complexidade.

Depois de sua apresentação e finalizando o seminário, ocorreu um debate sobre o serviço aeromédico e contou com a participação do Cel PM Falconi, Cel PM Gambaroni, Dra. Silvia Nobre Waiãpi, Cel PM Paulo Scachetti Jr e Capitão Médica Fabiana Ajjar, ambos do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo.

O Cel Falconi encerrou o debate deixando acordado com a Dra Silvia o compromisso de reativar o grupo de trabalho, liderado pelo Ministério da Saúde, para atualização dos marcos regulatórios dos atendimentos pré-hospitalares, com a participação do Comando de Aviação da PM de São Paulo, da ABRAERO e da ABOA. Ao final pediu a todos a participação no Congresso Aeromédico Brasileiro (CONAER), que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, em Curitiba, PR.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários