Seminário de Operações Aéreas do CORPAer/MG

Belo Horizonte –  Nos dias 16 e 17 de novembro de 2009 ocorreu no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAr) o Seminário de Operações Aéreas organizado pelo Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais (CORPAer).

cartaz_seminarioO Seminário, além de vários temas relevantes apresentados, fez parte do encerramento dos cursos de Piloto Privado de Helicóptero e de Tripulantes Operacionais do CORPAer

Cerca de 200 convidados, entre policiais militares de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), conheceram, entre outros temas, como o helicóptero pode atuar nos casos de emergências e calamidades públicas.

O Seminário apresentou os seguintes palestrantes e temas:

 

16 de novembro de 2009:

– Ten Cel PM Lucas: O emprego de Helicópteros em missões de Defesa Civil.
– Dr Sylvio Silvestre: O papel do médico na remoção aeromédica.
– Cel PM QOR Severo: Ser e fazer polícia com aeronaves de asas rotativas.
– Cel PM QOR Fontana: Perfil do comandante de aeronave em missões de defesa social.

17 de novembro de 2009:

– Cap Med Aer Frederico: Medicina Aeroespacial.
– Cap PM Beni: A experiência da PMESP no tocante à desconcentração do GRPAe.
– Cap PM Leitão: Operações aéreas do Grupamento Aéreo e Marítimo da PMERJ.
– Cap PM Alan: Acidentes e incidentes aeronáuticos do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo.


Falando um pouco dessa Unidade de Aviação Policial

corpaer_patchO Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo de Minas Gerais conta hoje com 5 helicópteros AS350B2 (Pégasus), 1 Bell 206 B – Jet Ranger III e 1 King Air C-90. Além dessas aeronaves, o CORPAer ainda opera, mediante convênio, outros 2 helicópteros, modelos AS350B2, do IEF – Instituto Estadual de Florestas, denominados Guará 01 (PP-IEF) e Guará 2 (PP-IEG).

Aeronave

Registro

Modelo

Pégasus 01

PP-EJF

Bell 206 Jet Ranger

Pégasus 07

PP-EJJ

Helibras AS 350B2 Esquilo

Pégasus 08

PP-EJK

Helibras AS 350B2 Esquilo

Pégasus 09

PP-EJL

Helibras AS 350B2 Esquilo

Pégasus 10

PP-EJM

Helibras AS 350B2 Esquilo

Pégasus 11

PP-EJN

Helibras AS 350B2 Esquilo

Pégasus 12

———

King Air C90

 

ForcatarefaMGO convênio firmado em 1998 entre a PMMG e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) prevê a operação desses  helicópteros na proteção e preservação do meio ambiente, conjuntamente com os integrantes das regionais do IEF e da SEMAD e de outros órgãos ambientais, como o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), etc.

 

minas
AS350B2 do CORPAer e AS350B2 do IEF no interior do hangar do Batalhão

O Batalhão ainda tem em seu patrimônio duas relíquias, o Pégasus 02 (PP-EJD) e 03 (PP-EJE), helicópteros modelo BH 47 G2 da Bell Helicopter Textron, fabricados nos anos de 1956 e 1959, respectivamente. Ambos foram doados definitivamente pela Força Aérea Brasileira em 1992 e voaram no CORPAer cerca de 1.300 horas cada um, utilizados no treinamento dos pilotos, patrulhamentos, filmagem e fotografias. Essas aeronaves já não voam mais e pertencem ao acervo histórico dessa Corporação. Os seus registros ainda constam na ANAC e é possível consultá-los no site dessa Agência. (clique)

bell47
Pégasus 02 e 03, modelo BH 47 G2 da Bell Helicopter Textron

O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo ainda dispõe de uma página no site da Polícia Militar de Minas Gerais (clique) e, para os interessados nessa Aviação, deve ser visita obrigatória, pois, além de falar sobre o histórico da Unidade, as aeronaves, os pilotos, tripulantes operacionais, mecânicos e técnico de apoio de solo, etc, disponibiliza, de forma inovadora, trabalhos monográficos produzidos por seus aviadores (clique), como, por exermplo, Comandante de Operações Aéreas: A Formação Operacional do Futuro Comandante de Aeronaves da PMMG, Contratação de Seguro Aeronáutico para as Aeronaves da PMMG, Gestão de Manutenção das Aeronaves da PMMG – Avaliação do Modelo Adotado pelo Btl RPAer, O Emprego de Helicópteros da PMMg em Ocorrências Policiais de Alta Complexidade: Uma Avaliação Crítica Sobre a Sua Utilização no Interior do Estado, O Emprego do Fuzil Parafal Calibre 7.62 mm a Bordo dos Helicópteros da PMMG: Avaliação do Treinamento dos Tripulantes Operacionais, Radiopatrulhamento Aéreo Noturno: Diagnóstico de uma Ferramenta do Policiamento Especializado , entre outros.

O CORPAer tem sua sede no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte/MG e possui duas Companhias destacadas, a 2ª Cia de Radiopatrulhamento Aéreo na cidade de Uberlândia e a 3ª Cia na cidade de Montes Claros.

P1030015
Hangar do CORPAer no Aeroporto da Pampulha, Belo Horizonte/MG

Hoje, a PMMG possui a segunda maior frota policial dentre os operadores estaduais, sendo superada apenas por São Paulo. Além das Bases já existentes pretende-se estruturar outras duas bases em sedes estratégicas no Estado, sendo uma no município de Juiz de Fora e outra em Varginha.

esquilos
Aeronaves pousadas no pátio do Hangar do CORPAer

 


Texto e Fotos: Eduardo Alexandre Beni

Fonte: Polícia Militar de Minas Gerais – CORPAer (clique e acesse o site)


8 COMENTÁRIOS

  1. Quero parabenizar o Comandante do CORPAER bem como todos os seus integrantes. São Policiais Militares que tivemos a oportunidade de conhecer em cursos , seminários e eventos da aviação, mas principalmente nas ações operacionais nas enchente que assolaram Santa Catarina em 2008.
    O CORPAER é um polo de disseminação de cultura operacional da aviação policial Brasileira. Seus integrantes contribuem significativamente para o engrandecimento da instituição POLICIA MILITAR brasileira.
    Respeitosamente,

    Adilson Bornhofen
    Maj PMSC

  2. O CORPAER / MG FOI QUEM GEROU, NO INÍCIO DESTE SÉCULO, O ENTÃO “GRAER” DA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL DE PERNAMBUCO.
    E COMO “CRIA” DAQUELE ÓRGÃO, NOS SENTIMOS BASTANTE ORGULHOSOS COM A REALIZÇÃO DESTE EVENTO, O QUAL SERVE PARA FOMENTAR A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL.
    HOJE SOMOS GTA, E SEMPRE SEREMOS GRATOS A NOSSO CÓ-IRMÃOS DO CORPAER.
    SÓ TENHO UM PEDIDO A FAZER AO SITE: QUANDO TIVEREM CONHECIMENTO DE QUALQUER EVENTO DESSA NATUREZA, NOTICIEM POR GENTILIEZA, PARA QUE INTEGRANTES DE OUTROS GRUPAMENTOS AÉREOS POSSAM TAMBÉM PARTICIPAR.

    CAP PMPE ROMILDO.

    FALCÃO !!!

  3. Caro Romildo, vamos fazer isso, quando tivermos a informação antecipada iremos divulgar. Caro amigo o mais legal de tudo isso é que criamos um canal de comunicação e certamente iremos fomentar ainda mais o conhecimento. Muito obrigado e estamos à disposição.

    Bons Voos!

    Cap PM Beni (GRPAe/SP)

  4. Prezados camaradas!

    Voar com o CORPAER da PMMG, é uma experiência profissional formidável e maravilhosa, se trata de uma unidade área patrulhamento aéreo com elevadíssimo grau de proficiência, técnica, doutrina de emprego e comprometimento.

    Sinto um grande orgulho de ter iniciado minha formação na aviação policial naquele hangar, e tenho um comprisso eterno em honrar o bom nome dessa séria e competente escola.

    Aproveito para parabenizar a todos os amigos do CORPAER nas pessoas do Cel Laercio, Cap Didier, Ten Alexandre,Sgt Martins, Sgt Jairo e todos os formandos do Curso de Pilotos Privado de Helicoptero e Curso de Tripulante Operacional Policial e de Defesa Civil de 2009 do qual faço parte.

    Bons Voos Camaradas!!!
    Força!!!
    Brasil!!

  5. ola fico feliz em ver que cada dia mas nossa aviaçao esta sempre alerta e alinhando aos anceios sociais desejo a todos aviadores
    militares ou nao grande abraço
    conte conosco aqui sp capital pac
    patrulha aerea civil
    TEN DR MARCELO SP

  6. REALMENTE ESTA DE PARABENS OS TEMAS ABORDADOS , E E PRECISO MESMO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ATIVIDADES REFERENTE AO ASSUNTO , ISSO UNINDO AS ATIVIDADES COM TODAS AS FORÇAS AEREAS.
    REFORSANDO O CONVITE A PAC – PATRULHA AEREA – A PATRULHA MISSIONAIOS PRO HAITI ESTA DE BRAÇOS ABERTOS A TAIS ATIVIDADES

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

oito + 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários