Seminário debate políticas de Redução de Risco e Desastres e homenageia vítimas de 2008

- Anúncio -

Santa Catarina – Mostrar as lições aprendidas e relembrar as vítimas do “Desastre de 2008” foi o principal objetivo do Seminário de Fortalecimento da Cooperação e Resiliência realizado na última quinta-feira (22), em Itajaí. O evento foi considerado um sucesso pelo espaço criado para o debate e a reflexão sobre a as políticas de Redução de Risco e Desastres (RRD) e sua importância.

As atividades iniciaram com a palestra do secretário de estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, sobre as mudanças que ocorreram no Estado após 2008. “O Desastre do Morro do Baú foi um divisor de águas. Após o evento santa Catarina se estruturou e hoje é referência internacional”, destacou.

Palestra do secretário de estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Foto: Jaqueline Noceti/SECOM
Palestra do secretário de estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Foto: Jaqueline Noceti/SECOM

Segundo ele, foram criados o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e as Forças Tarefas do Corpo de Bombeiros Militar, O Batalhão de Ajuda Humanitária da Polícia Militar de Santa Catarina. “A Defesa Civil foi reestruturada com a criação da Secretaria de Estado e o reaparelhamento estrutural e tecnológico”, explicou o Secretário.

O evento de Itajaí também foi abrilhantado pelo promotor da Campanha Cidades Resilientes da Organização das Nações Unidas (ONU), Sidnei Furtado, e Moema Dutra Freire, representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Já o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, reforçou a importância do seminário e o avanço que a Defesa Civil de Santa Catarina teve nos últimos anos. Segundo ele é um trabalho que reflete diretamente na vida de milhares de pessoas. “Para nós, agentes da Defesa Civil, quando se perde uma vida é como se perdesse uma parte da gente, pois a nossa missão é lutar para resgatar e salvar vidas”, afirmou Ramlow.

Foto: Jaqueline Noceti/SECOM
Foto: Jaqueline Noceti/SECOM

Medalha de Mérito da Defesa Civil

Durante o evento, a Secretaria de Estado da Defesa Civil homenageou personalidades civis e militares com a “Medalha de Mérito da Defesa Civil”, Governador Colombo Machado Salles. A honraria, instituída pelo Decreto nº 1.570, de 12 de junho de 2013, tem o objetivo de reconhecer pessoas que se destacaram relevantes serviços em ações ligadas à Defesa Civil.

Os homenageados são escolhidos através de uma Comissão Especial da Defesa Civil de Santa Catarina e a condecoração é outorgada pelo Secretário de Estado da Defesa Civil.

Concurso de Desenho

Durante o Seminário foi realizada a premiação dos ganhadores do concurso de desenho: “Fortalecimento da Cooperação e Resiliência”. Participaram da iniciativa 24 escolas de 12 municípios. Cada um dos vencedores recebeu três (03) passaportes para o Parque Temático Beto Carrero World, em Penha. Os vencedores foram:

  • 1º Lugar – Rian Augusto Pereira da Cunha, Escola de Educação Básica José Potter, Itajaí;
  • 2º Lugar – Maria Victória Gielow, Escola de Educação Básica Tenente Anselmo José Hess, Luiz Alves;
  • 3º Lugar – Emily Pontaldi, Escola Municipal Alberto Schimitt, Ilhota.

Cooperação

O Seminário Fortalecimento da Cooperação e Resiliência foi o palco para o início de atividades entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil e instituições de ensino. Durante o evento foram assinados termos de cooperação técnico-científico entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ascom SDS

- Anúncio -