SENASP – Balanço 2009 da Aviação de Segurança Pública

Visando atender a crescente demanda dos estados em alcançar o chamado “Brasil Profundo”: regiões interioranas que vivem a margem dos recursos dispensados aos estados, que pela deficiência no transporte de meios, aplica todo o recurso de segurança pública e de serviços essenciais à sobrevivência da população, somente na capital, deixando o interior desprovido de atendimento, a SENASP, em meados de 2008, criou a Política de Aviação de Segurança Pública, baseada em três pilares básicos: Operações Aéreas e Capacitação, Aparelhamento e Estruturação das Unidades Aéreas Policiais e de Bombeiros e Indução de Doutrina e Legislação própria.

Aeronave Embraer EMB-145XR, cuja compra foi resultado de um acordo de cooperação entre a Polícia Federal e Força Nacional para ampliar a capacidade aérea no âmbito do Ministério da Justiça
Aeronave Embraer EMB-145XR, cuja compra foi resultado de um acordo de cooperação entre a Polícia Federal e Força Nacional para ampliar a capacidade aérea no âmbito do Ministério da Justiça

Desta feita, foram criadas 03 (três) estruturas em seus quadros para atender e operacionalizar tal política:

Assessoria Especial de Aviação Policial do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, que funciona como o laboratório operacional;

Conselho Nacional de Aviação de Segurança Pública, que é o colegiado representativo de todos os estados federados e mais o Distrito Federal, o Departamento da Polícia Federal, o Departamento da Polícia Rodoviária Federal e o Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, na Presidência do Conselho, onde são tratados assuntos atinentes à aviação de segurança pública, visando a padronização de procedimentos operacionais, de equipamentos, induzindo maior atenção para a segurança de vôo e para o amadurecimento de uma legislação própria e consistente para a atividade, e

Comissão de Aviação de Segurança Pública, formada por um grupo de técnicos da SENASP que visa assessorar o Sr. Ministro da Justiça e o Sr. Secretário Nacional de Segurança Pública, nos assuntos ligados à aviação. Tal grupo analisa processos oriundos dos estados, principalmente para a compra de aeronaves, e assessora os mesmos quanto ao melhor equipamento, de acordo com a operação do solicitante e auxilia-os na execução dos recursos repassados.

No período de 1 ano e seis meses, a SENASP já repassou aos estados mais de R$ 160.000.000,00 ( cento e sessenta milhões de reais ) para a aquisição de aeronaves, valores equivalentes à 23 ( vinte e três ) novas aeronaves no atendimento à população, fato que somente neste período, houve um aumento de 57% na frota de helicópteros ( seja com repasse de recurso, doação ou indução de compra ), em comparação aos últimos 10 anos.

RELAÇÃO GERAL DE RECURSOS REPASSADOS AOS ESTADOS EM AVIAÇÃO

( Comparativo de Mandatos – Período de 10 anos )

grafiacosenasp

Fonte: Comissão de Aviação de Segurança Pública – SENASP/MJ

A SENASP também realizou o 1º Curso Teórico de Piloto Privado de Helicóptero e Avião, com a participação da maioria dos estados, onde 60 ( sessenta ) servidores estaduais e federais foram aprovados nas Bancas de Avaliação da ANAC – Avião e Helicóptero. Existem hoje 06 (seis) servidores realizando Mestrado em Segurança Operacional no Instituto Tecnológico da Aeronáutica – CMAer/MD, elevando sobremaneira a qualidade do serviço prestado à população.

SENASPComo projetos em andamento, a SENASP iniciou a Programa de Policiamento de Fronteiras, possuindo um módulo próprio para a aviação que permitirá a mobilidade da tropa empregada e a fiscalização e combate dos crimes fronteiriços, implantando a 1ª Base Aérea de Aviação de Segurança Pública no estado do Mato Grosso do Sul, no município de Ponta Porã, que integrará a estrutura de aviação existente do estado à estrutura da Força Nacional. E também assessora os estados do Acre, do Amazonas e do Rio Grande do Norte, através da aviação da Força Nacional, para a implantação, reestruturação e operação das aeronaves adquiridas para as ações de segurança pública nos estados.

A SENASP planeja, dentro da política do Ministério da Justiça, continuar o investimento anual de R$ 100.000.000,00 ( cem milhões de reais ) na aviação de segurança pública do Brasil, visando a quebra de paradigmas e a renovação de toda a frota de aeronave estaduais, para o atendimento das demandas atuais e das demandas futuras, com a COPA de 2014 e as Olimpíada de 2016.


Nota: Não existe registro de aquisição de aeronave para os estados com recurso federal antes do ano 2000.


Fonte: SENASP


4 COMENTÁRIOS

  1. Prezados amigos, estão de parabéns pela publicação e se possível, seria importante a divulgaçaõ destes dados à todos mídia, para que se tome conhecimento do que estamos fazendo pelo Brasil. Parabéns e bons vôos em 2010.

  2. Meu Caríssimo Beni,
    Aproveito o ensejo para, publicamente, parabenizá-lo pela qualidade dos releases difundidos neste site. Efetivamente houve o preenchimento de uma lacuna informativa há muito exsitente na aviação de segurança pública e/ou de defesa civil. Este “SENASP – Balanço 2009 da Aviação de Segurança Pública” é mais uma prova do que aqui brevemente comento sobre a iniciativa de criação do site. Parabéns a você e toda a sua equipe!!!
    Que o 2010 seja de ainda mais sucesso para a nossa estimada AV SEGP e DEFC.

  3. Fico muito agradecido, ainda mais, vindo das pessoas que encrevem e comentam no site, mas o interesse é todo nosso na divulgação dessas informações, temos muito a oferecer, mas temos muito mais a aprender. A participação dos Srs é fundamental para o NOSSO sucesso.
    Salve!
    Bons Voos para todos nós.

  4. Ilustre Administrador

    Na oportunidade em que cumprimento o carissimo colega,em nome de toda a tripulação operacional da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp MS. Parabenizamos pela brilhante contribuição que esta página tem proporcionado aos integrantes da Aviação de Segurança Publica e Defesa Civil de nosso pais.

    As informações postadas são bem contextualizadas e de interesse relevante, demonstrando dessa maneira um sério comprimisso com o desenvolvimento da aviação policial.

    Rogamos a Deus o grande criador, que abençoe você, sua equipe e toda familia pertencente ao mundo da aviação de defesa social.

    Parabéns pelo belissimo trabalho!
    Sucesso e boa sorte!

    “Operações Aéreas é o que somos”
    Força! Brasil!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × dois =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários