Santa Catarina – Para reforçar o atendimento de saúde na Serra Catarinense, o Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (20), de maneira inédita, o atendimento aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em parceria com a 5º Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) de Lages.
Durante a solenidade de inauguração, o Governador Jorginho Mello anunciou que o serviço será definitivo e não mais somente durante a temporada de inverno. A nova equipe do aeromédico do SAMU contará com sete profissionais da saúde (cinco médicos e dois enfermeiros), integrando a estrutura de suporte avançado de vida no helicóptero Águia 04 do BAPM.
A 5º Cia do BAPM foi inaugurada em 2015 e até então realizavam atendimentos aeromédicos esporádicos. A partir de agora, esse serviço será oferecido de forma estruturada e definitiva para 18 municípios, por meio de parceria com o SAMU.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações e eventos que o governo organizou para destacar o potencial turístico e cultural da região. O objetivo é garantir mais assistência à saúde aos turistas que visitam a Serra Catarinense durante o ano.
Treinamento
Entre os dias 22 e 26 de abril, operadores aerotáticos e pilotos do BAPM treinaram profissionais do SAMU com instruções teóricas e práticas sobre segurança de voo, meteorologia, fraseologia, combate a incêndio, embarque e desembarque de aeronaves. As instruções tiveram o objetivo de capacitar estes profissionais para o atendimento de ocorrências de urgência e emergência com emprego de helicóptero.
Expansão do serviço no estado
Desde o início de suas operações em meados de abril, o avião Arcanjo 04 da base de Joaçaba já realizou 44 atendimentos. Equipado com uma UTI móvel e profissionais do SAMU, o avião operado pelo Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC está reduzindo significativamente os vazios assistenciais na região do Meio e Extremo Oeste catarinense, além de viabilizar atendimentos no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
O objetivo é que o tempo de resposta nos atendimentos seja mais curto para aumentar as chances de salvar vidas, pois o transporte aéreo oferece vantagens ao percorrer grandes distâncias em muito menos tempo, se comparado a outros meios. Com ampla cobertura aeromédica em Santa Catarina, o serviço realiza um atendimento rápido, seguro e de qualidade para os pacientes.
Programa sangue total
Outra iniciativa do Governo de Santa Catarina é o pioneiro e inovador Programa Sangue Total que disponibiliza bolsas de sangue no atendimento aeromédico a pacientes graves no local do resgate ou durante o transporte à unidade de saúde.
Devido ao avanço do Programa Sangue Total, o serviço aeromédico catarinense é hoje uma agência transfuncional, possuindo alvará da Vigilância Sanitária em âmbito nacional.
A parceria entre o SAMU Aeromédico, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) viabilizou o programa que aumenta as chances de sobrevida de pacientes graves no atendimento.