- Anúncio -

Santa Catarina – Para reforçar o atendimento de saúde na Serra Catarinense, o Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira (20), de maneira inédita, o atendimento aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em parceria com a 5º Cia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) de Lages.

Durante a solenidade de inauguração, o Governador Jorginho Mello anunciou que o serviço será definitivo e não mais somente durante a temporada de inverno. A nova equipe do aeromédico do SAMU contará com sete profissionais da saúde (cinco médicos e dois enfermeiros), integrando a estrutura de suporte avançado de vida no helicóptero Águia 04 do BAPM.

A 5º Cia do BAPM foi inaugurada em 2015 e até então realizavam atendimentos aeromédicos esporádicos. A partir de agora, esse serviço será oferecido de forma estruturada e definitiva para 18 municípios, por meio de parceria com o SAMU.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações e eventos que o governo organizou para destacar o potencial turístico e cultural da região. O objetivo é garantir mais assistência à saúde aos turistas que visitam a Serra Catarinense durante o ano.

Treinamento

Entre os dias 22 e 26 de abril, operadores aerotáticos e pilotos do BAPM treinaram profissionais do SAMU com instruções teóricas e práticas sobre segurança de voo, meteorologia, fraseologia, combate a incêndio, embarque e desembarque de aeronaves. As instruções tiveram o objetivo de capacitar estes profissionais para o atendimento de ocorrências de urgência e emergência com emprego de helicóptero.

Expansão do serviço no estado

Desde o início de suas operações em meados de abril, o avião Arcanjo 04 da base de Joaçaba já realizou 44 atendimentos. Equipado com uma UTI móvel e profissionais do SAMU, o avião operado pelo Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC está reduzindo significativamente os vazios assistenciais na região do Meio e Extremo Oeste catarinense, além de viabilizar atendimentos no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

O objetivo é que o tempo de resposta nos atendimentos seja mais curto para aumentar as chances de salvar vidas, pois o transporte aéreo oferece vantagens ao percorrer grandes distâncias em muito menos tempo, se comparado a outros meios. Com ampla cobertura aeromédica em Santa Catarina, o serviço realiza um atendimento rápido, seguro e de qualidade para os pacientes.

Novos aviões da Secretaria da Saúde de Santa Catarina realizaram os primeiros transportes aeromédicos
Novos aviões da Secretaria da Saúde de Santa Catarina realizaram os primeiros transportes aeromédicos

Programa sangue total

Outra iniciativa do Governo de Santa Catarina é o pioneiro e inovador Programa Sangue Total que disponibiliza bolsas de sangue no atendimento aeromédico a pacientes graves no local do resgate ou durante o transporte à unidade de saúde.

Devido ao avanço do Programa Sangue Total, o serviço aeromédico catarinense é hoje uma agência transfuncional, possuindo alvará da Vigilância Sanitária em âmbito nacional.

A parceria entre o SAMU Aeromédico, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) viabilizou o programa que aumenta as chances de sobrevida de pacientes graves no atendimento.

Equipe aeromédica de Blumenau realiza a primeira transfusão emergencial de sangue na cena.
Equipe aeromédica de Blumenau realiza a primeira transfusão emergencial de sangue na cena.
- Anúncio -