Minas Gerais – A 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA) do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, comandada atualmente pelo Major Nelson Santana, foi instalada na cidade de Uberaba em 2018, tendo como área de atendimento todo o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.
O serviço, denominado SAAV (Suporte Aéreo Avançado de Vida), foi concebido pela Secretária de Estado e Saúde, que adquiriu aeronaves e em parceria com o Corpo de Bombeiros, são operadas pelo BOA. O consórcio entre municípios no âmbito da saúde, possibilitou a disponibilização de equipe médica para compor a tripulação do Arcanjo 06.
Essa já e a quarta base do Batalhão de Operações Aéreas, sendo uma em Belo Horizonte, uma no sul de minas instalada na cidade de Varginha e outra em Montes Claros.
O serviço atende ocorrências que envolvam pessoas em risco ou pacientes graves, como vítimas de acidente de trânsito, transporte intra-hospitalar, picadas de animais peçonhentos, além de transporte de órgãos e tecidos.
Caso necessite de atendimento de urgência e emergência ligue para os Bombeiros (193) ou para o SAMU (192). Eles farão a regulação e se necessário for, acionarão a Companhia.
Últimos atendimentos
Na manhã de terça-feira (09), a equipe transportou uma mulher de 74 anos, diagnosticada com hipóxia (diminuição das taxas de oxigênio no ar, no sangue arterial e nos tecidos), devido a Acidente Vascular Cerebral (AVC), da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Sacramento para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.
No mesmo dia a equipe aeromédica deslocou-se para a cidade de Iturama, para o transporte de um homem de 71 anos, vítima de acidente de trânsito, diagnosticado com Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) grave. Ele estava no Hospital Municipal Delfina Alves Barbosa e foi levado de helicóptero para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.