Serviço Aeromédico de Rondônia transporta paciente de Ariquemes para Porto Velho

- Anúncio -

Rondônia – O adolescente de 14 anos que sofreu uma tentativa de assassinato na manhã desta terça- feira (12), no bairro São Luiz, em Ariquemes, foi transportado de avião por volta das 16h00 para a capital, Porto Velho.

De acordo com Mauro Lopes, médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência–SAMU, o adolescente apresentava lesões graves na cabeça, provocadas, aparentemente, por arma branca, tipo faca, o que tornou o quadro clínico complexo rapidamente.

Cessna Grand Caravan do serviço aeromédico realizado por uma empresa de táxi-aéreo contratada pelo Estado.
Avião Cessna Grand Caravan do serviço aeromédico realizado por uma empresa de táxi-aéreo contratada pelo Estado.

O serviço aeromédico realizado por uma empresa de táxi-aéreo contratada voltou a funcionar no município em março deste ano. É um serviço prestado através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Ariquemes e Governo do Estado de Rondônia, que viabiliza a transferência de pacientes em estado grave e indicados clinicamente, para Porto Velho.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Smaha, de janeiro a dezembro deste ano, o número de encaminhamentos para a capital teve redução de mais de 70%. “Nós tínhamos uma média de cento e cinquenta pacientes por mês, colocados na BR para serem transportados para Porto Velho.

Através da otimização do serviço local e melhorias estruturais, com aquisição de equipamentos, aumento de equipe e melhores condições de trabalho, foi possível reduzir esse número para, aproximadamente, quarenta transportes mensais.”

Ainda de acordo com Smaha, recentemente o Serviço Aeromédico foi credenciado pelo Ministério da Saúde e passará a receber recursos que possibilitarão a ampliação do serviço para os pacientes da Região do vale do Jamari, atendidos no município de Ariquemes.

Fonte: AlertaRondônia

- Anúncio -