A Importância do Serviço Aeropolicial

ALBERTO BARROS CAVALCANTE NETO

Trabalho de Conclusão de Curso destinado à obtenção de nota parcial referente ao curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão na Universidade do Estado do Amazonas – UEA.

Esta monografia tem como finalidade apresentar a importância do serviço aeropolicial na execução das missões policiais, tais como: defesa civil, fiscalização ambiental, policiamento de trânsito, resgate aeromédico e operações de choque, como uma arma para redução dos índices de criminalidade com o policiamento aéreo preventivo.

Apresenta não só o helicóptero, mas também propôs o uso do hidroavião e VANT (Vôo Aéreo Não tripulado) para que o Serviço Aeropolicial alcance todo o Estado do Amazonas.

Utilizou-se neste estudo o método descritivo exploratório a partir da leitura de livros e de outras fontes bibliográficas que tratam do assunto, em que foi evidenciada a evolução da criminalidade, necessidade para Copa do Mundo de 2014, abordagem histórica dos serviços aeropoliciais e suas organizações por Estado em seguida e estudos científicos sobre o uso do helicóptero nas missões policiais, através da pesquisa de campo, por meio de uma entrevista investigando a importância de um hidroavião na Amazônia.

A revisão de literatura e a pesquisa de campo levaram-nos a concluir que este serviço, objeto da presente pesquisa, é a ferramenta mais moderna e versátil para realizar a missão que o policiamento terrestre não consegue, ou em ocorrências com maior grau de complexidade e que o Estado do Amazonas anseia por sua rotineira utilização.

Palavras-chave: Serviço Aeropolicial; Helicóptero; Hidroavião; VANT; Policiamento aéreo preventivo.


TCC Serviço Aeropolicial – Alberto Barros Cavalcante Neto


3 COMENTÁRIOS

  1. Parabens ao amigo amazonense Cavalcante, sempre um dedicado aluno desde que nós do GAM/PMERJ fomos a Manaus (2009) ministrar o curso teórico de PPH e PCH!! Contribuições acadêmicas como esta rompem as fronteiras estaduais e podem servir de base de estudos para outros aviadores comprometidos com o crescimento da nossa atividade em todo o Brasil! Forte abraço, meu amigo e bons voos! Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / Operações Aéreas – RJ

  2. Li a monografia e gostei muito da parte que fala sobre Gestão de Qualidade nas OASP. A melhor aeronave, o melhor piloto….pouco poderão realizar em um sistema de gestão deficiente, com processos produtivos inadequados. Parabéns pelo trabalho!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × três =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários