Romênia – O Serviço Nacional de Ambulância Aérea e Resgate da Romênia (SMURD, Serviciul Mobil de Urgență, Reanimare și Descarcerare) encomendou 4 helicópteros Sikorsky 70i Black Hawk no valor de € 93 milhões. Os novos helicópteros serão utilizados em missões de busca e salvamento, evacuação aeromédica e combate a incêndios.

O contrato total prevê 12 helicópteros a uma valor de 272,84 milhões de euros e será concluído em 4 anos. O Black Hawk venceu dois concorrentes europeus, a Leonardo que ofereceu 12 helicópteros no valor de 299 milhões de euros e a Airbus Helicopters que ofereceu 10 helicópteros. Em ambos os casos, a opção do modelo não foi mencionada.

Serviço Nacional de Ambulância Aérea da Romênia seleciona o S-70i Black Hawk.

No entanto, o contrato ainda não é definitivo, pois a Leonardo entrou com um recurso. O Escritório Nacional de Recursos da Romênia deverá emitir uma decisão nas próximas semanas. O helicóptero S-70i é fabricado pela PLZ-Mielec na Polônia, uma subsidiária da Lockheed-Martin.

A SMURD, fundado em 1990, realiza desde 1997 operacões aeromédicas. Em 2004, mediante cooperação com o Ministério da Administração e Interior, a SMURD realiza intervenções nacionais com dois helicópteros localizados em Bucareste e Târgu-Mures.

Este serviço é público, regulamentado pela Portaria Governamental de Emergência Nº  126/2003, e utiliza quatro helicópteros H135 da Airbus adquiridos pelo Ministério da Saúde.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

quatro × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários