Mato Grosso – A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), realiza na segunda-feira (02) aula inaugural para o início da operação da UTI Aérea em Mato Grosso. Até sexta-feira (06), pilotos, copilotos e profissionais de saúde serão capacitados para o trabalho operacional, com disciplinas teóricas e práticas.
A UTI Aérea passa a atuar na próxima semana. O avião, modelo Chayenne II XL, foi adquirido nos Estados Unidos da América (EUA) e tem capacidade para dois tripulantes, seis passageiros e autonomia de seis horas e 30 minutos de voo.
A aquisição da primeira aeronave e a adequação de outra unidade custaram R$ 3,8 milhões e o valor foi viabilizado pelo Ministério Público Estadual (MPE) e o Poder Judiciário, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
Para a aquisição e adequação do avião, o CIOPAER criou uma Comissão de Implantação de Serviço Aeromédico, que definiu modelo, equipamento e atuação que melhor atende à demanda do Estado. Dentro da Comissão há também o processo de treinamento dos tripulantes, médicos e enfermeiros, que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).
Com a aquisição recente, a corporação dispõe de seis aeronaves e três helicópteros para atuar em operações aéreas em todo o Estado. Além da sede, que fica no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o CIOPAER tem uma base descentralizada no município de Sorriso (398 km ao Norte de Cuiabá).
O CIOPAER atua em conjunto com as unidades das forças de segurança: Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e com outras secretarias estaduais, a exemplo da Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema).
As atividades do CIOPAER foram regulamentadas pelo Governo do Estado, em 17 de novembro de 2006, com o objetivo de centralizar em um único órgão o controle, operação e manutenção de aeronaves rotativas e de asas fixas empenhadas em atividades policiais. Ao todo, 90 servidores fazem parte do efetivo da unidade.