Simone Moro: O resgate mais alto do mundo

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Em maio de 2013, um piloto de helicóptero efetuou um ousado resgate de helicóptero de um alpinista ferido. Ele pertencia a um grupo de três alpinistas europeus e indivíduos xerpas que desafiaram o Everest.

O alpinista italiano Simone Moro voou sua aeronave a 7 (mais de 23.000 pés), quebrando recordes, para transportar a vítima nepalês-canadense da Face Sul do Everest.Simone Moro pilota seu helicóptero durante resgate no alto do Everest

Foi o resgate de helicóptero com cabos em altitude mais elevada que já existiu.

O helicóptero apresentou dificuldades de erguer-se no ar rarefeito de tais altitudes, mas Moro conseguiu levar sua máquina a maior altitude já pilotada para que o alpinista ferido pudesse ser trazido a um estado de segurança.

O resgate foi testemunhado por David Hamilton, líder da expedição da Jagged Globe baseada em Sheffield, no Reino Unido.

Ele disse: “Um alpinista ferido de origem nepalês-canadense foi suspendido por uma cabo na altitude de 7,800 m no Everest, às 13:30 no horário de Nepal, no dia 21 de maio. O alpinista encontrou dificuldades na tarde do dia 20 de maio no alto do Everest.

18091

Uma equipe de xerpas liderada por Pasang Tenzing, que estava trabalhando para a Jagged Globe, resgatou o alpinista ferido em uma altitude acima de 8.500 m, chegando ao acampamento da Face Sul a 7.950 m às 20 horas.

No dia 21 de maio eles o transportaram várias centenas de metros abaixo de um solo difícil para alcançarem um local de onde o helicóptero, quebrador de recordes, pudesse buscá-lo. O piloto era Simone Moro.”

O senhor Moro estava com o fotógrafo e alpinista britânico Jon Griffith e com o suíço especialista em escalada de velocidade

Ueli Steck foi confrontado por um grupo de xerpas irritados fazendo objeção à escalada estilo alpino deles em uma área onde os xerpas consertavam cordas.

Os alpinistas europeus disseram que suas vidas foram ameaçadas e tiveram que fazer uma fuga perigosa do Acampamento Dois do Everest para o Acampamento Base.

Griffith e Steck partiram depois que a expedição foi abandonada, mas Moro manteve-se na região do Everest.

Fonte: Grough/ Reportagem: Bob Smith

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários