Simulado de acidente náutico em Joinville/SC

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Santa Catarina – Quinze homens ao mar e uma equipe de 50 pessoas, entre bombeiros, socorristas e policiais, envolvidos em uma grande operação de salvamento. Assim foi o simulado de um acidente náutico, realizado neste sábado (05Dez09), na Vigorelli, em Joinville.

Treinamento envolveu 65 pessoas na Vigorelli - Foto : Pena Filho
Treinamento envolveu 65 pessoas na Vigorelli, utilizado a técnica do "mac guire" - Foto : Pena Filho

A ação faz parte do treinamento das equipes dos bombeiros, da polícia e da Capitania dos Portos para a Operação Verão, considerando o esperado aumento da movimentação de embarcações na baía da Babitonga durante a estação mais quente do ano.

— O objetivo é promover a integração entre as entidades que prestam atendimento e vivenciar uma possível situação de emergência —, explica o comandante de operações dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Heitor Ribeiro Filho.

Segundo o comandante, poderia ser um acidente envolvendo o Jet Bus, por exemplo. Por isso, chegou a ser cogitada a utilização da embarcação no simulado, mas a empresa já tinha uma viagem agendada com a embarcação.

— Optamos por usar uma embarcação da Polícia Ambiental.

O fato é que o realismo da atividade de treinamento chegou a assustar alguns moradores que, ouvindo as sirenes e o barulho do helicóptero Águia, da Polícia Militar, correram para ver o que estava acontecendo.

Só então ficaram sabendo que as supostas vítimas, que estavam sendo resgatadas por quatro lanchas e pelo helicóptero, içadas por um puçá, eram na verdade policiais ambientais e membros do exército, além de alguns voluntários da comunidade.

Uma a uma, as vítimas foram retiradas da água. Na areia, passavam por uma triagem para serem levadas para os hospitais por quatro ambulâncias dos bombeiros e do Samu.

Ao final do treinamento, as equipes consideraram o saldo positivo. Se fosse realmente um acidente, provavelmente todas as vítimas teriam sido resgatadas com vida.


Fonte : A Notícia


- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente iniciativa,PARABÉNS a todos os participantes do simulado.
    Somente com atividades desta natureza podemos testar simuntaneamente homem e máquina e suas reações em momentos de estresse.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários