- Anúncio -
SAER – Engeplus – Sul Notícias

Santa Catarina – Na manhã de domingo (7), a comissão de implantação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASul) realizou um simulado de resgate na avenida Centenário, próximo ao Parque das Nações, em Criciúma.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 80 pessoas. A atividade se desenvolveu em torno de um grave acidente de trânsito, contendo uma van, um carro e uma motocicleta. Além disso, envolveu 14 vítimas, uma fatal e duas em estado grave, entre elas, uma criança.

Nas próximas semanas a comissão deve apresentar para todos os prefeitos da região o projeto que tem como intuito atender 1 milhão de pessoas de 50 municípios, entre Passo de Torres e Imbituba.

De acordo com o coordenador da comissão de implantação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul) e vereador de Criciúma Tita Belloli, a luta pela implantação do serviço já existe há algum tempo. “Como já temos a aeronave que é do Governo do Estado com a tripulação, nós precisamos que as prefeituras comprem a ideia para podermos distribuir esse serviço, porque não se trata apenas de Criciúma. São 50 municípios. Estamos nos ajustes finais do projeto. Estando pronto vamos reunir os prefeitos da região para apresentar para que eles tenham consciência desse serviço”, afirmou.

Para o delegado regional de Polícia Civil de Criciúma, Vitor Bianco Júnior ficou comprovado a agilidade no atendimento às vitimas. O serviço já existe no Oeste de Santa Catarina realizado pelo Saer (Serviço Aeropolicial). “Esse serviço tem muito êxito lá. Nós não temos dúvida de que se esse projeto for implantado aqui na região a sociedade ganhará muito com isso. A aeronave já está aqui. Já faz o trabalho dela que é dar apoio aos policiais. Agora é viável, é possível, e basta ter força de vontade e implantar o projeto”, ressaltou.

Piloto de parapente é resgatado na Serra da Rocinha

No final do simulado, a equipe do Saer foi acionada para atender uma ocorrência real de resgate de homem que caiu com o parapente na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, o Sul catarinense. Em poucos minutos, a aeronave chegou ao local.

A vítima, natural de Turvo, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros com uso de cordas e de uma maca de ribanceira. O resgate durou aproximadamente 45 minutos. Após ser imobilizado e retirado do local da queda, ele foi encaminhado pelo Samu até o helicóptero do Saer e levado para o o Hospital São José, em Criciúma.

Participaram desta ocorrência os bombeiros de Turvo, Samu e Defesa Civil de Timbé de Sul.

- Anúncio -