Simulador de helicóptero do Exército é homologado pela ANAC

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

O Simulador de helicópteros SHEFE, desenvolvido pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx), em parceria com a SPECTRA, empresa brasileira de tecnologia, recebeu a qualificação Flight Training Device Level FTD 4 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Simulador SHEFE CTEx

A certificação objetiva assegurar o nível de semelhança com um helicóptero real de forma que seja capacitado a fazer a preparação inicial dos pilotos e treinar situações de emergência com segurança. Por meio dessa qualificação, a Agência reconhece que os militares que utilizarem o equipamento serão treinados em um ambiente simulado de alto nível de imersão, possibilitando, inclusive, que as horas praticadas no simulador possam ser contadas como se o fosse um voo realizado na aeronave real.

O Simulador SHEFE é o primeiro totalmente desenvolvido no hemisfério sul com esse grau de fidelidade e a certificação dada pela ANAC representa o sucesso da etapa de desenvolvimento do projeto que aconteceu de 2008 a 2011.

A próxima meta do projeto é adquirir a certificação Full Flight nível B. Essa nova qualificação permitirá que os pilotos tenham, durante o voo simulado, a mesma sensação do voo real, incluindo os movimentos do helicóptero e suas respostas aos comandos.

O projeto do Simulador de helicópteros SHEFE oferece um equipamento que atende à realidade específica da aviação do Exército Brasileiro e ainda produz conhecimento no país, contribuindo para a diminuição do hiato tecnológico na área de simuladores, tão importantes para os treinamentos realizados em equipamentos militares nos dias atuais.

Simulador SHEFE CTEx

Fonte: CTEx

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários