Passagem de comando do GRAer da Bahia: Maj PM Renato é o novo comandante

Bahia – Na manhã do dia 30/03/2015, foi realizada a passagem de Comando do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, capitaneado até então pelo Coronel PM Lázaro Raimundo Oliveira Monteiro, sendo substituído pelo Maj PM Carlos Renato Lima da Silva, ambos idealizadores e fundadores desta Unidade Operacional Aérea, a partir de um projeto audacioso sem precedentes no Estado da Bahia.

Em razão da promoção do Comandante Substituído ao último posto da Corporação, o Coronel PM Lázaro deixa o GRAER, e o Major PM Renato, dará continuidade a nobre e árdua missão de conduzir as rotas do Grupamento.

1

Neste contexto, aconteceu no hangar leste do GRAER, a solenidade de transmissão do cargo de Comandante, presidido pelo Senhor Cel PM Antônio José Barbosa Reis, Subcomandante Geral, que ao chegar ao local, teve as devidas honrarias militares, declarando o início da solenidade.

Apesar da certeza das mudanças na vida profissional e pessoal como um todo, a trajetória de competência, profissionalismo, dedicação e o comprometimento em prestar um serviço de excelência à população baiana, continuará no Grupamento Aéreo, afinal de contas, o Comandante Sucedido e o Comandante Sucessor, juntamente com sua equipe, supervisionaram e coordenaram ao longo dos 8 anos de existência do GRAER, 5.620 atuações nas mais diversas missões de segurança pública e defesa civil, com 9.498 horas voadas, totalizando 342 vidas salvas, até o momento.

2

Além disso, foram adquiridas, durante este período, 07 aeronaves, sendo 03 aviões e 04 helicópteros. As duas recém-incorporadas a frota foram o EC-145 e o Cessna Grand Caravan.

Não para por aí. O projeto de construção das BAVANs (bases avançadas), proposto pelo Comando do GRAER, entendido possível pelo Comando da Corporação, e aceito como prioridade pelo Governo do Estado da Bahia está em andamento, o que requer planejamento, capacitação de pessoal, novas aquisições de aeronaves e materiais, gerenciamento, treinamento, e muito trabalho por parte desta equipe especializada em voar para servir.

O Comandante sucedido, profundamente emocionado pelo fato de ter que deixar a base Guardião que tanto cuidou, e a partir de então, decolar para a alçada de novas missões que lhe foram confiadas, realizou um pronunciamento digno de registro para as próximas gerações de Guardiões e para a eternidade.

6

Nas palavras, inicialmente agradeceu a Deus pelas conquistas, destacou que atualmente o GRUPAMENTO AÉREO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, é uma das mais destacadas unidades operacionais da Centenária Milícia de Bravos, além de referência da aviação de segurança pública no País.

Externou sua gratidão ao então Comandante Geral, em 2003, o Cel PM Antonio Jorge Ribeiro de Santana, por ter aceito o projeto para implementação da tão sonhada unidade aérea. Agradeceu ao Governo do Estado da Bahia, ao Secretaria de Segurança Pública, ao atual Comandante-Geral, Cel PM Anselmo Alves Brandão, ressaltando a importância da tropa do GRAER para o êxito da gestão e para grandeza da Polícia Militar da Bahia, a família e aos amigos e familiares que testemunharam a longa caminhada em prol do serviço público desenvolvido pela Polícia Militar da Bahia.

7

Por fim, declarou: “Ao meu Sucessor, meu Subcomandante, meu amigo e irmão de primeira hora, MAJ PM CARLOS RENATO LIMA DA SILVA, desejo muito boa sorte, tendo eu a certeza que deixo a unidade nas mãos de um profissional competente e leal. Seja feliz na sua nova função e conte sempre conosco para o que precisar.

Ao final do evento, todas as autoridades e presentes, foram convidados a participarem de um coquetel e visita às instalações da sede, a fim de conhecerem as aeronaves e equipamentos utilizados pela Unidade.

9

Lema: O Céu é nosso!

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabenizo, por mais uma vez, meu amigo, Cel Lázaro, pela liderança marcante à frente do GRAer e desejo o mesmo espírito em sua nova caminhada. Ao também amigo, Maj Renato, sucesso em seu comando; sei que não lhe faltará o ímpeto e a vontade por novos voos.
    Samuel

  2. É de grande alegria, que vejo dois grandes profissionais e amigos, conduzindo uma troca de comando para os fundadores desta Unidade Aérea, Cel Lazaro, mas uma vez parabenizo pela nova função e ao amigo Renato tem pela nova e merecida função, a vcs que a paz e sabedoria de Jesus continuem sempre.

    Nadjan Araujo, Comissário especial de Polícia – GTA-PE

  3. COMANDANTE, Carlos RENATO Lima da Silva, parabéns pela assunção do comando do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. Que Deus o ilumine nessa nova missão, dando-lhe sabedoria e discernimento ante as tribulações do dia-a-dia.
    Que sua gestão de comando seja um sucesso!!!
    Abraços, COMANDANTE JORGE SOBRINHO – CEL RR PMGO

  4. Desejo, aos dois Comandantes, muita luz na nova caminhada, certa de que o sucesso é apenas o reflexo da dedicação e zelo, exemplos a todos na corporação. Aviação!

  5. Acompanho o GRAER PMBA desde sua criação. É digno de registro o empenho, a dedicação, a liderança, a inteligência e a capacidade de demonstrar aos seus superiores as argumentações sempre muito bem fundamentadas do Cel. PM Lázaro em todos esses anos.

    A Aviação de Segurança Pública necessita de pilotos, tripulantes, mas que também que sejam bons gestores para que possa crescer mais ainda. Como “Velha Aguia”, cumprimento o amigo pela missão cumprida.

    Ao tambem amigo Major Renato, desejo-lhe sorte no Comando. Competencia não lhe falta. O sucesso é certo. Aqui, sua “Companhia de Apoio ao Combate”, permanece na retaguarda prestando o apoio que for necessário.

    Boa caça, Guardião Lider !

    CMTE MAURO AYRES – PLAH 0552.

  6. Parabens ao amigo Renato pelas novas funções, e desejo muito sucesso no comando do GRAER/BA. Ao tb amigo Cel Lázaro, agradeço pela imensa contribuição dada à Aviação de Segurança Pública do Brasil e desejando-lhe saúde, paz e sucesso nesta nova empreitada no Comando de Missões Especiais. Contem sempre com o amigo aqui do Norte. TC Gonçalbes – GRAESP

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dois × um =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários