SSP do Amazonas inaugura hangar que vai abrigar aeronaves do Departamento Integrado de Operações Aéreas e Fluviais

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Amazonas – O Sistema de Segurança Pública do Amazonas inaugurou nesta terça-feira (15), no Terminal 2, do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no bairro Tarumã, Zona Oeste, o hangar que abrigará as aeronaves das forças de segurança do Estado (SSP-AM, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Detran-AM). A ação marca o início das operações integradas aérea para reforçar o patrulhamento ostensivo e as ações de segurança na capital e no interior.

Foto: Márcio Silva
Foto: Márcio Silva

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, as aeronaves são equipamentos que proporcionam vantagem operacional aos órgãos de segurança. “Os helicópteros proporcionam um amplo campo de visão permitindo ao policial observar pessoas, veículos e movimentações suspeitas em áreas maiores, o que o coloca em vantagem operacional”, disse.

Segundo o Governador do Amazonas, David Almeida, “Agora colocamos os helicópteros para funcionar em um único lugar, desta forma, essa estrutura diminui custo e operacionaliza a atuação das polícias Militar e Civil”, afirmou.

O hangar inaugurado será sede do Departamento Integrado de Operações Aéreas e Fluviais da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (DIOAF/SSP-AM). A estrutura de 432 metros quadrados tem capacidade para até cinco aeronaves. Há ainda mais 97 metros quadrados onde estão os alojamentos para pilotos e tripulantes e a sala de operações de segurança e mecânica.

O investimento para a criação da estrutura do hangar e manutenção das aeronaves, de acordo com a SSP-AM, é de aproximadamente R$ 1,4 milhão, recurso usado desde a manutenção dos helicópteros reintegrados ao acervo da Secretaria de Segurança Pública em julho, ao espaço do hangar, treinamento dos pilotos e renovação de habilitação técnica.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O administrador do hangar, Tenente-Coronel Anézio Paiva, comentou que, além da redução de custos, a integração dos órgãos no local é um dos principais benefícios. “Uma aeronave parada é mais prejuízo do que uma voando. A partir de agora temos todas integradas, e com isso temos planejamento bem melhor de atuação. O único custo que temos é de locação do local, mas já temos meta de construir o nosso próprio Hangar”.

Operações – As aeronaves serão utilizadas em operações ostensivas, patrulhamento de presídios, investigação policial e de inteligência, resgastes e ações de defesa social, e para estudos sobre viabilidade de tráfego, gerenciamento de congestionamentos e outras ações ligadas ao trânsito.

Efetivo – Ao todo, no Sistema de Segurança do Amazonas, 17 pilotos e 23 tripulantes estão aptos a atuar nas operações aéreas, chefiado pelo tenente-coronel Anézio Paiva.

PM – A Polícia Militar do Amazonas, por meio do Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer) possui em seu quadro três pilotos de helicóptero, um de avião, sete auxiliares de manutenção, seis tripulantes operacionais e três fiéis. Na PM, o piloto mais experiente é o comandante do Graer, major Bercley Souza de Santos, com mais de 850 horas/voo.

Bombeiros – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas conta com um total de seis pilotos capacitados para as operações aéreas, sendo três deles na categoria de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH), dois da categoria Piloto Privado de Helicóptero (PPH) e um Piloto Privado de Avião (PPA), dispondo ainda, de cinco Tripulantes Operacionais. O comandante-geral do CBAM, coronel Carlos Alberto Freitas Tupinambá é o piloto com mais experiência, acumulando mais mil horas de voo.

PC – A Polícia Civil do Amazonas possui nove servidores, entre delegados e investigadores, aptos para atuar nas operações áreas de Segurança, sendo sete Pilotos Comerciais de Helicóptero (PCH), além de um mecânico e um investigador do grupamento como apoio de solo. O delegado Arthur José Lyra dos Santos é o mais experiente piloto da instituição, com mais de 500 horas de voo nos helicópteros Schweizer, Robinson 44 e Esquilo.

Com informações de Acritica e AMPOST.

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